Governo do Estado inaugura Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira

3 de setembro de 2012 - 19:08

O Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, que fica na III etapa do estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão, foi inaugurado nesta segunda-feira (03/09). Esta é mais uma obra fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado – DAE, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Governo do Estado – SEINFRA. Na ocasião, o Governador Cid Gomes não escondeu a alegria em entregar mais uma etapa da Arena Castelão, que segunda ele, será a maior do Norte/Nordeste.

O espaço, que conta com uma área de 1.800m², mostra a história do futebol cearense, seus grandes clássicos e protagonistas através de exposições de troféus, fotos, camisas, vídeos e depoimentos em recursos áudio visuais. O ambiente é dividido em quatro temáticas: História do Futebol Cearense, Grandes Clássicos com a história dos seus astros, Personalidades e um espaço dedicado à Arena Castelão. No local, os amantes do futebol tem ainda a oportunidade de acompanhar o andamento das obras para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Toda a parte interna foi planejada para possibilitar o resgate da memória do futebol local desde 1896. No espaço também estão instalados dois mini auditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde serão apresentados depoimentos de personalidades do esporte como jogadores, historiadores, cronistas esportivos e árbitros. O Espaço Cultural também tem uma área especialmente dedicada às artes plásticas e conta, ainda, com uma sala de monitoramento e controle. Tudo com acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

A visitação será aberta ao público de terça a domingo, de 14 horas às 20 horas. Os bilhetes de acesso podem ser adquiridos na bilheteria da Arena, de segunda a quarta e de sexta a domingo, a custo de R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia. Já às quintas-feiras, serão reservadas para o acesso gratuito de turmas das Escolas Públicas Estaduais e Municipais com agendamento prévio.

A inauguração contou ainda com a presença do Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa; do Secretário da Saúde, Arruda Bastos, do Secretário do Turismo, Bismarck Maia; do Secretario do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, do Secretário do Esporte, Gony Arruda; do Senador Eunício Oliveira; do Superintendente do DAE, Cláudio Nelson; do filho e esposa do ex Deputado Federal Etevaldo Nogueira, de atletas e ex atletas, entre outras personalidades.

Assessoria de Comunicação – DAE