Castelão recebe visita de inspeção de representantes da FIFA e COL

13 de setembro de 2012 - 13:14

Representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) chegam ao Ceará para mais uma visita de inspeção in loco ao Castelão nesta sexta-feira (14). Desta vez, a visita contará com a presença dos responsáveis pela operação dos estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Os trabalhos, que se repetem a cada seis meses, começaram com reuniões virtuais onde os projetos foram analisados por meio de vídeos, fotos e plantas projetados numa tela. Após o acompanhamento virtual, realizado no início de setembro no Rio de Janeiro, é chegado o momento das visitas. “Sempre é motivo de alegria recepcionar a FIFA/LOC no Ceará pois é uma oportunidade ímpar para que eles possam constatar o compromisso do Governo Estadual com a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014”, destaca o secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

A programação terá início às 8 horas no auditório Blanchard Girão da Arena Castelão. Recebidos pelo secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, a comitiva contará com cerca de 50 pessoas. “É importante lembrar que neste caso as inspeções não tratam do andamento das obras dos estádios, mas sim de como eles vão funcionar durante a Copa do Mundo da FIFA, que pelo seu tamanho e complexidade exige esquemas especiais para receber bem o público e as delegações. Para garantirmos não apenas um estádio seguro e bonito, mas também funcional e capaz de se adaptar ao planejamento operacional traçado pela FIFA e pelo COL, esse alinhamento com as sedes é fundamental”, explica o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.

Castelo_Obras2Além da inspeção física do Castelão, os técnicos da FIFA e do COL trocam informações com a sede em assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV e hospitalidade, entre outros assuntos. O segundo Inspection Tour chega à capital cearense encerrando sua programação do semestre. Antes de chegar a Fortaleza a comitiva passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Recife, a Capital cearense fecha o calendário de inspeções do semestre.

Status

Castelo_ObrasHá pouco menos de dois anos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™,  a obra de reforma e modernização do estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, segue à todo vapor.  A previsão é que a Arena seja concluída ainda em dezembro deste ano, quando se tornará a maior do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. Com o cronograma de execução avançado, mais de 87% do projeto está concluído. Os dados são do último relatório de execução do Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, do dia 31 de agosto.

Imprensa

Durante a visita de inspeção, as equipes de imprensa previamente credenciadas contarão com oportunidade para a captação de imagens e um pronunciamento informal sobre a visita com a presença do diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, do Fulvio Danilas, diretor do escritório da FIFA no Brasil, e do secretário Especial da Copa 2014 do Estado, Ferruccio Feitosa.

Visita de inspeção da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) ao Castelão
Local: Arena Castelão (Acesso pelo Edifício Fares Cândido Lopes –  Av. Alberto Craveiro, 2775)
Data: 14/09/2012
Hora: 8 horas