Sistema SIGDAE/MEDIÇÃO do DAE é aprovado para segunda fase do Prêmio Ceará de Cidadania@ Eletrônica 2012

23 de outubro de 2012 - 17:10

Inscrito na categoria Inovação, o Sistema Integrado de Gestão – SIGDAE (MÓDULO DE MEDIÇÃO DE OBRA PÚBLICA) foi aprovado para a segunda fase do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2012. Com o seu núcleo básico desenvolvido no extinto DER (Departamento de Edificações e Rodovias), o SIGDAE/MEDIÇÃO foi importado pelo DAE/DIPLA e a ele se incorporaram inúmeras funcionalidades novas pelos Analistas Wilson Rodrigues Nunes e Alexsandro de Araújo Nunes, como por exemplo, a emissão de ordens de serviço, paralisação e reinício de obras, cronograma físico-financeiro, certificação digital (com up grade para assinatura eletrônica em sua próxima versão prevista para 2013) e emissão de acervo técnico pela web.

O Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica é o reconhecimento para projetos dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e Municipal e instituições no âmbito Federal dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário sediados no Ceará que automatizam seus serviços por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, contribuindo com melhorias para a gestão dos serviços públicos e a disponibilidade de informações. O objetivo da premiação é fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da TIC na Administração Pública.

No momento, os cinco projetos com maior pontuação serão selecionados para a última fase. Vencerão os trabalhos que obtiverem o somatório de notas mais altas, calculadas por meio de média ponderada pela comissão organizadora.

O SIGDAE é o sistema informatizado composto por diversos módulos, como o de avaliação de desempenho de pessoal, ponto eletrônico, contratos, livro de ocorrências nas obras de edificações, entre outros. Entretanto, seu carro-chefe é o módulo de medição de obras públicas, focado exclusivamente nas avaliações dos serviços executados pelas empreiteiras.

O Sistema conta ainda com a funcionalidade do Cronograma Físico-Financeiro, ferramenta que monitora o começo, o andamento e o fim de cada obra, gerenciando as possibilidades de atrasos e, sobretudo, acompanhando a execução física da mesma. O cronograma é uma exigência das Cortes de Contas do Estado e da União, bem como dos organismos de financiamento (BNDES, BID e BIRD). O SIGDAE gera ampla transparência das ações dos gestores públicos e se insere nos conceitos de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18/11/2011).

O Governo do Estado do Ceará incentiva os órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a automatizarem os seus serviços e processos, disponibilizando suas informações, utilizando-se da Tecnologia da Informação e Comunicação, como ferramenta aplicada à Gestão Pública.

Diretoria de Planejamento