Hospital Regional Norte é inaugurado em grande festa

21 de janeiro de 2013 - 12:03

O Hospital Regional Norte Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior – HRN, em Sobral, localizado na Rua Jonh Sanford, 1500, no bairro Junco, foi inaugurado nesta sexta-feira (18) pelo Governador Cid Gomes. O Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, Quintino Vieira e o Superintendente Adjunto, Sílvio Gentil, prestigiaram a entrega oficial do novo hospital, obra fiscalizada pelo DAE, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura – Seinfra.

Durante o pronunciamento de inauguração, o governador reafirmou que vai lutar para fazer o estado do Ceará o melhor em saúde pública, Eu sempre digo e reforço que o meu compromisso é fazer da saúde do estado do Ceará, a melhor rede de saúde pública do Brasil”. “Não vamos tratar apenas dos doentes, vamos formar profissionais para todo estado do Ceará. Sem dúvida alguma, esse é um momento histórico para o nosso Estado”, concluiu Arruda Bastos. Para Leônidas Cristino, ministro especial dos Portos, “temos aqui um exemplo, por tratar-se de um hospital de primeiro mundo, construí do para o povo que mais necessita”.

O equipamento de saúde possui 57 mil metros quadrados de área e irá beneficiar cerca de 1,5 milhões de habitantes dos 55 municípios da macrorregião norte. O HRN conta com 382 leitos e capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e 1.300 internações por mês. Além da emergência urgência e do prédio de internação, a população terá atendimento especializado na saúde da mulher e dacriança. A estrutura de assistência contempla diferentes especialidades, entre elas cirurgia geral, traumatologia, neurologia, mastologia, ginecologia, psiquiatria, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, hematologia, nefrologia, infectologia, cardiologia, radiologia e exames complexos, como ressonância magnética e tomografia. A população terá ainda atendimento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista, farmacêutico e psicólogo. De acordo com o secretário de Gestão Estratégica Participativa, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, representante do ministro Alexandre Padilha, da Saúde, e da presidenta Dilma Rousseff , “o Governador está construindo a melhor rede pública de saúde do país”.

Na construção do novo equipamento foram investidos R$227 milhões em recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desse total, R$168 milhões foram consumidos em obras e R$59 milhões na aquisição de equipamento. O Hospital foi inaugurado em sua totalidade, mas o funcionamento pleno, a exemplo do que aconteceu com o Hospital Regional do Cariri, será feito por etapas. Primeiramente serão realizados os procedimentos ambulatoriais, em seguida os exames mais elaborados, pequenos partos, cirurgias programadas e, em seguida, os serviços de emergência.

O HRN faz parte do projeto de expansão da rede estadual de saúde, que prevê a construção de quatro hospitais regionais, um em cada macrorregião do Estado, descentralizando o atendimento na capital. A nova rede de assistência é formada também por Policlínicas Regionais, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas).

A inauguração incluiu visita as instalações do Hospital e show da cantora Ivete Sangalo. Também participaram da inauguração do HRN, sra. Maria José Ferreira Gomes, viúva do homenageado; a primeira-dama Maria Célia Habib Ferreira Gomes; o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes; o vice-governador, Domingos Filho; os prefeitos Veveu Arruda, de Sobral e Roberto Cláudio, de Fortaleza; o secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; os secretários da Fazenda, Mauro Filho; da Infraestrutura, Adail Fontenele; da Educação, Izolda Cela; do Turismo, Bismarck Maia e René Barreira, da Ciência e Tecnologia; o superintendente da Rede de Unidades da secretaria da Saúde, Régis Sá; os deputados federais Domingos Neto, padre Zé Linhares e João Ananias; os deputados estaduais Lula Moraes, Ivo Gomes, Idemar Citó, João Jaime e Sérgio Aguiar. Prefeitos da Região Norte e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85)3487-8844