Governo do Estado inaugura 91ª Escola Profissional

3 de abril de 2013 - 11:33

Foi inaugurada nesta terça-feira (02), a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, na Av. Rogaciano Leite. Esta é a 91ª unidade em todo o Ceará, agora, a Capital passa a contar com 18 EEEPs. Atualmente mais 37 escolas desse modelo estão em construção no Estado.

A unidade ofertará o ensino médio tradicional e formação profissional nos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática para até 540 alunos, em tempo integral.

Nestas escolas, os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante tem acesso a estágio curricular obrigatório e remunerado, permitindo o ganho de experiência para entrar no mercado de trabalho. O aluno permanece das 7 horas às 17 horas, com aulas das disciplinas do currículo do Ensino Médio e do curso técnico que escolheu. Lá fazem três refeições diárias, recebem livros didáticos e técnicos, além do apoio permanente à aprendizagem e à formação.

A EEEP é composta por 12 salas de aula, auditório para 200 lugares, biblioteca, dependências administrativas e laboratórios de línguas, informática, química, biologia, física e matemática. Os alunos também contarão com uma quadra poliesportiva. Para construir, mobiliar e equipar a Escola foram investidos R$ 7,6 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual. A obra foi supervisionada pelo DAE, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Na ocasião, foram entregues ainda 14 ônibus escolares para as prefeituras dos municípios de Acaraú, Arneiroz, Banabuiú, Barreira, Boa Viagem, Cascavel, Quiterianópolis, Quixadá, Sobral e Solonópole. Os prefeitos receberam as chaves das mãos da presidenta Dilma, do governador Cid Gomes e do ministro da Educação.

Participaram da solenidade a presidenta Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes, os ministros da educação; Aloizio Mercadante, Leônidas Cristino, dos Portos; Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional e Antônio Andrade, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o vice-governador Domingos Filho; o prefeito Roberto Cláudio, de Fortaleza; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; os deputados federais Artur Bruno; Eudes Xavier; Edson Silva; José Ayrton Cirilo; João Ananias e Chico Lopes e o superintendente adjunto do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Gentil.

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros