Superintendente do DAE apresenta Centro de Formação Olímpica do Nordeste para Ministério do Esporte

2 de setembro de 2013 - 17:37

 

O superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, Quintino Vieira, apresenta nesta terça-feira, pela manhã, o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE) para o Ministério do Esporte, órgão administrativo responsável por construir e apoiar uma Política Nacional de Esporte.

 

Com o objetivo de transformar o Estado em um celeiro de atletas de alto rendimento, o Centro de Formação Olímpica será construído em frente à Arena Castelão, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil. Juntos, os dois equipamentos farão parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil, referência para a prática esportiva de alto rendimento, treinamento de atletas e área de lazer.

 

O projeto contempla uma área de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída. O novo Centro permitirá a prática de 26 das 32 modalidades esportivas existentes nas Olimpíadas e prevê quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; salas para lutas; piscinas olímpicas e de salto ornamentais; pistas de atletismo, de skate e BMX; campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional para ginástica olímpica e lutas, com capacidade 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento). Também está previsto heliporto para duas aeronaves, camarotes, bares, salão multiuso, hotel, praça de alimentação, alojamento para até 248 atletas e sala tecnológica para transmissões.


O CFO-NE terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil, receberá recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15. A obra será fiscalizada pelo DAE, órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85)3487-8844