Contrato de US$ 400 milhões foi assinado com o BID

6 de janeiro de 2014 - 17:15

O Governo do Estado assinou contrato de empréstimo de US$ 400 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para investir em infraestrutura viária e logística. O objetivo é melhorar as condições de integração logística das regiões produtivas aos mercados consumidores regionais, portos e aeroportos.O evento contou com a presença do secretário executivo da Infraestrutura do Estado do Ceará, Joaquim Firmino Filho, do superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Sérgio Azevedo, da representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis e da procuradora da Fazenda Nacional, Sonia de Almendra Freitas.

O programa Ceará IV vai financiar a reabilitação de 1.090 km e a pavimentação de 601 km de rodovias, eliminando descontinuidades na malha pavimentada aumentando a conectividade e a eficiência da rede. Isso diminuirá a necessidade dos motoristas de usarem vias secundárias, diminuindo distâncias e custos de transportes. A nova malha interligará eixos viários com polos de desenvolvimento produtivo.

No trecho da rodovia CE-060, importante via que liga as duas maiores cidades do Estado, Fortaleza e Crato, será implementado um projeto piloto de reabilitação e manutenção por resultados, a fim de avaliar os benefícios de um novo padrão de gestão da manutenção da malha rodoviária por meio da avaliação permanente de indicadores de qualidade.

A representante do BID no Brasil afirma que, com a assinatura do contrato ocorrida no dia 27 de dezembro de 2013, a estratégia do Banco para o Brasil define a melhoria das condições de infraestrutura e identifica a melhoria da eficiência do transporte rodoviário como um dos pilares de ação para as próximas duas décadas. “É importante para o Banco apoiar esta operação porque promove a igualdade através da redução dos custos de transporte, educação, serviços sociais e contribui para a integração regional proporcionando melhor acesso as áreas produtivas do país”, disse.

Para melhorar a gestão do sistema de logística de cargas, o DER receberá investimentos, incluindo o desenvolvimento de um Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT), e a implementação das ações prioritárias identificadas no Plano Diretor de Transporte e o Plano de Gestão Ambiental.