Reunião ajusta detalhes da obra do HRSC

6 de maio de 2014 - 14:42

Nesta segunda-feira(05), às 12h, em Quixeramobim, o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado (DAE), Quintino Vieira, reuniu-se com o secretário de saúde, Ciro Gomes e sua equipe; secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho; vice prefeito de Quixeramobim, Tarso Borges; presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Henrique Javi; equipe da Fujita Engenharia Ltda e de arquitetos do DAE, para ajustar detalhes da construção do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central (HRSC). Na ocasião, ocorreu visita técnica as instalações do Hospital.

Com o principal objetivo de melhorar a assistência médica a população interiorana, desafogando também os atendimentos na capital, este será o terceiro hospital regional construído no Interior pelo Governo do Estado. A cobertura do novo hospital atingirá a população de 612.377 habitantes e mais de 19 municípios (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá) da 5ª, 8ª e 14ª microrregiões de saúde. Além do Sertão Central, o Hospital Regional atenderá também pacientes dos Inhamuns.

O HRSC terá leitos de emergência infantil e adulto, de UTI, de terapia semi-intensiva, de cirurgia, no setor de neonatalogia, leitos neonatais e na enfermaria, consultórios e salas de exames e tratamentos. O equipamento também vai garantir a assistência com mais qualidade a saúde da mulher, haja vista contará com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. O Hospital terá perfil terciário, ou seja, será apto a realizar atendimento de casos de alta complexidade. A exemplo do que aconteceu com o Hospital Regional do Cariri e Hospital Regional Norte, em Sobral, o Hospital terá o funcionamento feito por etapas.

No total, o hospital terá área construída de 19.505 m² e está com 50% da obra concluída. Os serviços estão sendo executados pela empresa Fujita Engenharia Ltda e supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O investimento é de R$ 67.659.929,77.

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros / Diana Viana (85) 3487-8844