Praça do Patrocínio e Planetário são inaugurados em Sobral

29 de maio de 2015 - 13:18

O Governo do Estado, por meio da secretaria das Cidades, inaugura nesta sexta-feira(29), às 18h, a Praça do Patrocínio, no Centro de Sobral. Na requalificação da praça foram realizados serviços de pavimentação, iluminação pública, acessibilidade, paisagismo e instalação de mobiliário urbano. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia, órgão vinculada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A praça recebeu diversas benfeitorias, dentre elas: 58 bancos, 32 lixeiras e 06 de coleta seletiva, 05 telefones públicos, playground, Museu do Elipse e planetário. Este último conta com um projetor planetário e digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, com o investimento de cerca de R$ 5 milhões para construção e aquisição de maquinário. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e dispõe de 84 assentos, entre estes, dois para cadeirantes.

O equipamento possui recursos aplicáveis às mais variadas áreas do conhecimento, já na área do entretenimento, oferece a projeção de imagens digitais de altíssima qualidade. Com a instalação do Planetário de Sobral, o Ceará torna-se um dos dois únicos estados brasileiros a terem instalados dois planetários digitais. O primeiro construído no Estado fica localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana, o secretário e adjunto das Cidades, Ivo Gomes e Quintino Vieira, respectivamente, o superintendente do DAE, Silvio Campos, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, entre outras autoridades.

 

 

Assessoria de Comunicação – DAE (85) 3295-6184
Jornalista
Daniela Negreiros
Publicitária
Dianna Viana