DAE é homenageado durante entrega de equipamentos da URCA

2 de julho de 2015 - 13:35

O governador Camilo Santana entregou, nesta quarta-feira (1), a residência universitária, prédio do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular, biotério e o ginásio poliesportivo, durante solenidade de posse e transmissão de cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) no Crato. As obras foram supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado (DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A cerimônia celebrou a transmissão de administração da instituição para o professor José Patrício Pereira Melo, antes conduzida pela ex-reitora Otonite Cortez. Para o cargo de vice-reitor, foi nomeado o professor Francisco do Ó de Lima Júnior. Durante o evento, ainda foram destacados os pró-reitores e diretores de centros acadêmicos.

Na ocasião, a URCA agradeceu o DAE e homenageou com preito de gratidão o superintendente, Silvio Campos e o ex-superintendente, Quintino Vieira pelos abnegados esforços na construção dos equipamentos da Universidades.

Estiveram presentes ainda no evento, o secretário das Cidades Ivo Gomes, os deputados Sineval Roque e José Ailton Brasil, além de autoridades acadêmicas, judiciárias e prefeitos da região.

Sobre os equipamentos

A Residência Universitária é uma mostra da ampliação das políticas voltadas aos estudantes das universidades estaduais. O equipamento integra o Programa de Apoio e Assistência aos Estudantes da URCA e visa amparar estudantes de baixa renda familiar, matriculados nos cursos de Graduação ofertados pela URCA nos campi de Crato e Juazeiro do Norte, assim como os de não domiciliados nessas cidades. São 18 apartamentos, com capacidade para 6 estudantes em cada, sala de estudo, 2 salas de estar, cozinha, lavanderia e 4 banheiros com vestiários.

O Prédio de Bioprospecção Molecular contempla 8 escritórios, 2 salas de estudos, sala de coordenação, biblioteca, laboratório de biodiversidade, bioquímica e multiusuário, laboratório de pesquisas de produtos de naturais (L.P.P.N), auditório, palco, copa, elevador, banheiros masculino e feminino, em uma área de 701,80 m².

Os novos equipamentos irão atender cursos específicos, a exemplo do Biotério, que dará suporte ao Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular para realização de experimentos ‘in vivo’. O espaço é composto por sala de experimentação, depósito, sala para animais e sala de lavagem e preparo de animais, em uma área de 141,10 m². A construção faz parte do projeto do espaço físico para Coleções Biológicas do Programa, que compreende também a reforma e ampliação do Herbário. O valor da obra de construção do Biotério é de R$ 629.639,16, financiado pelo Tesouro do Estado.

O Ginásio Poliesportivo da URCA, com capacidade para 2.150 pessoas, tem vestiários, sala administrativa, cantina e salas para usos diversos – eventos e campeonatos esportivos, pátio, 4 rampas de acesso, palco, 6 salas, pátio, bilheteria, 4 depósitos, estacionamento, jardim, sala de apoio, sala vip e gradil metálico. O Ginásio irá atender além da comunidade acadêmica, especialmente o Curso de Educação Física, a população da região do Cariri.

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros