Campeã mundial de handebol, Elaine Gomes, visita a Sesporte e conhece a estrutura do CFO

3 de julho de 2015 - 11:31

“Estou vivendo um sonho”, foi assim que a cearense campeã mundial de handebol Elaine Gomes, 23 anos, definiu o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). Nesta quinta-feira (2), a atleta aproveitou a curta passagem por Fortaleza antes da preparação para os Jogos Pan-Americanos deste ano, que acontecerão em Toronto, no Canadá, para visitar as obras do complexo esportivo e Secretaria do Esporte do Ceará.

No passeio pelo equipamento, ela se mostrou impressionada com as instalações e garantiu que sempre esperou ver um equipamento como este no Brasil. “É emocionante entrar num ginásio como esse. Observo tudo isso e consigo ver um cenário tão grandioso quanto ao que encontramos na final do Campeonato Mundial, na Sérvia (Arena Kombank, em Belgrado). Nossa seleção sempre tem que se preparar fora do País e nossos jogos costumam ser longe de casa; agora, com tudo isso disponível para os atletas brasileiros, não tem como não sonhar em jogar partidas em casa e em Fortaleza, minha cidade, o que é ainda melhor”, definiu a atleta.

Ao ser recebida pelo secretário do Esporte, Jeová Mota, a campeã mundial fez questão de fazer o elo entre o titular da pasta e os dirigentes da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com o objetivo de que o CFO sedie jogos da seleção. Também durante a visita, fez questão de conversar por telefone com o técnico da equipe brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, a quem disse que havia encontrado “uma casa” para o handebol.

Jeová Mota, garantiu que fará todo o esforço necessário para que as atuais campeãs mundiais façam uma partida no equipamento ainda neste ano: “É impossível não se impressionar com o CFO. O Complexo tem a finalidade de aliar o que há de melhor em equipamento e estrutura para os melhores atletas. Com isso, não tenho dúvida que a presença da seleção feminina de handebol é quase que uma obrigação. Assumo a responsabilidade de atrair partidas das meninas campeãs do mundo para o equipamento. Assim, teremos as melhores da atualidade, naquela que é a melhor praça esportiva do País”, salientou Mota.

Após as férias, Elaine Gomes terá compromissos com a seleção brasileira no Pan-Americano de Toronto e, ainda no fim da temporada, irá defender o título de campeã mundial, no torneio que será disputado na Dinamarca, país no qual a cearense reside e defende o Nykøbing Falster Håndboldklub.

 

O CFO

O CFO, que está sendo construído em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, vai fazer parte da Rede Nacional de Treinamento que vem sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o País.

O projeto do novo equipamento tem área total de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída, e faz parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A decisão dos organizadores dos Jogos é levar seus benefícios para todos os estados do país. Por isso, o governo federal incluiu o CFO no PAC 2 e no Plano Brasil Medalhas 2016, que destina recursos para construção e reforma de centros de treinamento em diversos estados.

Em setembro, o equipamento irá receber os Jogos Escolares da Juventude, que deve reunir mais de 4 mil atletas na Capital. A jogadora Elaine Gomes, é uma das 600 atletas que representarão o Brasil em Toronto-2015 a já ter disputado o torneio nacional.

 

02.07.2015

 

Secretaria do Esporte
Eduardo Buchholz
Assessor de Comunicação
(85) 3101-4415

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br