DAE tem forte atuação na região do Cariri

8 de julho de 2015 - 16:13

 

 O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), entidade do Governo do Ceará, vinculado a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), projeta, constrói, amplia, remodela e recupera prédios públicos estaduais, edificações de interesse social e equipamentos urbanos. Para atender às demandas de obras no sul do Estado, sejam de construção, reforma ou avaliação de prédios públicos e terrenos para fins de desapropriação ou alienação, o DAE conta com a Regional Cariri.

À frente da Regional encontra-se o engenheiro civil Juvenal Barreto, responsável, desde 2012, pela gerencia e fiscalização de obras por todo o Cariri, como a construção e reforma de escolas públicas de ensino fundamental e médio em Crato, Missão Velha, Mauriti, Assará, Parambu e Milagres; e profissionalizante em Crato, Aurora, Nova Olinda, Araripe, Iguatu, Jucás, Jardim, Brejo Santo, Barro e Milagres. Como também construção de Quadras Poliesportivas em Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Caririaçu, Mauriti, Porteiras, Independência, Mombaça, Tauá, Cariús, Campos Sales, Aurora, Lavras da Mangabeira e Quixelô.

As unidades de saúde também fazem parte do conjunto de obras no Cariri, como os Centros de Especialidade Odontológica (CEO) em Crato, Brejo Santo e Juazeiro do Norte; e Policlínicas, como a de Iguatu, Tauá, Barbalha, Campos Sales, Brejo Santo e Crato, que está em andamento. Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), em Juazeiro do Norte, Tauá e Iguatu. Outra grande obra é o Hospital Regional do Cariri, o primeiro hospital público do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, assim como o primeiro hospital público de alta complexidade construído no interior do Estado para atender a população de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião. 

Faz parte, ainda, do elenco de obras de edificações sob a responsabilidade do engenheiro Juvenal, as unidades da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como a construção da Delegacia Regional do Crato, Iguatu, Assaré, Cedro, Orós e Araripe; a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), em Juazeiro do Norte; a construção da Cadeia Pública do Crato, Jati e Juazeiro do Norte, que está com a obra em andamento. Também algumas demandas da Secretaria da Fazenda, como a construção do Posto Fiscal de Penaforte e Crato, em fase de conclusão. 

Constam ainda obras de urbanização do Centro do Crato e Barbalha, como também Vila do Caldas, em Barbalha; Pista de Skate, em Crato e Detran, como o Porto de Atendimento do Crato, Área de Exames de Iguatu e Juazeiro do Norte, além da Regional de Iguatu e Juazeiro do Norte, em fase de construção. Se destaca ainda a reforma do Terminal Rodoviário de Barro.

Tem também o Centro de Convenções do Cariri, que fica localizado às margens da CE-292, na ligação entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato. O equipamento contempla diversas atividades culturais e sociais e beneficia os outros 25 municípios que compõe a região. Muitas outras obras abrangem a gerencia do Cariri, como o Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte e o Oratório de Nossa Senhora de Fátima, no Sítio Barro Branco, distrito de Mauriti, no Crato, uma atração do turismo religioso para a região que se constitui em um dos principais destinos de turismo religioso do Estado, com as romarias de Juazeiro, a festa de Santo Antônio, em Barbalha, e a recente devoção à Mártir Benigna, em Santana do Cariri.

Vale destacar ainda no catálogo de obras, a construção do novo Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, localizado da cidade de Iguatu, unidade pertencente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). A unidade irá abrigar a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Recentemente, no dia 01 de julho, foi entregue restaurada a residência universitária, e os novos equipamentos como o prédio do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular, Biotério e o Ginásio Poliesportivo da URCA, com capacidade para 2.150 pessoas.

Destaca-se também o Centro Multifuncional de Serviços, em Juazeiro do Norte, equipamento voltado à prestação de serviços através da Unidade Ceará Cidadã (Vapt Vupt), abrangendo uma oferta diversificada, como atividade educacionais e serviços tecnológicos e culturais. Entretanto, é, prioritariamente, disponibilizado de órgãos e serviços da esfera de governo estadual da região metropolitana do Cariri.

Prevista para ser inaugurada sexta-feira (10), a obra de recuperação ambiental e urbanização no bairro Seminário, no Crato, compreende uma área de intervenção de 14,3 hectares entre aos logradouros Rua Coronel Luis Teixeira, o canal do Granjeiro, a Rua Padre Lemos/Manoel Almino de Lima e a Rua N. S. de Fátima. Lá, foram executados os serviços de contenção da encosta e trabalhos de recomposição da vegetação do local, auxiliado por um sistema automático de irrigação. O Projeto também contou com a construção de uma via paisagística no topo da encosta com extensão de 1,2 quilômetros, onde foram realizados serviços de drenagem, terraplenagem, iluminação, paisagismo, esgoto, sinalização e espaços de contemplação de paisagem, lazer e esporte. Além disso, o reassentamento de famílias e serviços de esgotamento sanitário de parte da bacia do bairro, atendendo 12.500 famílias com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

 

A Gerência Regional do Cariri esteve à frente também da obra de reconstrução de cenário de desastre do Rio Granjeiro, no município do Crato, parceria com o Corpo de Bombeiros do Ceará. Obra de grande impacto, uma vez que a cada chuva intensa, as vias de acesso do entorno do canal sofriam erosões pela ação das águas que desciam da encosta da chapada. Com a realização da obra, que foi executada em concreto armado, cessou a ação de destruição das chuvas no canal.

 

Entre tantas obras, vale salientar também a parceria do DAE com a Secretaria do Esporte (SESPORTE), onde os técnicos do Departamento prestam contribuição na realização de vistoria técnica nos equipamento de convênios com as Prefeituras. Perante muitos trabalhos, Juvenal Barreto afirma que a sua atividade frente a gerencia da Regional do Cariri é uma atuação complexa e cheia de desafios. “É preciso otimizar o trabalho de forma coordenada em parceria com o DAE, assim como com as Secretarias e as demais instituições estaduais, na busca de efetivar os trabalhos de forma prática e eficaz”, declara o engenheiro.

 

 

                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – DAE

Daniela Negreiros

Jornalista

Diana Viana

Publicitária