Mais uma escola profissionalizante é inaugurada em Fortaleza

12 de novembro de 2015 - 16:31

Mais uma escola profissionalizante é inaugurada em Fortaleza

O Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE) participou da solenidade de entrega da 111ª Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), denominada Leonel de Moura Brizola. A solenidade aconteceu no último dia 28 de outubro, no Centro de Eventos, e foi comandada pelo Governador Camilo Santana, com a participação do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do Superintendente do DAE, Sílvio Campos, além de outras autoridades. Para construir, equipar e mobiliar o equipamento foram investidos R$ 9,8 milhões.

Camilo Santana destacou o modelo de educação que tem transformado o panorama educacional no Ceará. “Essa é a 21ª Escola de Educação Profissional funcionando em Fortaleza, a sexta com essa estrutura aqui. Quero dizer ao ministro que esse modelo implantado pelo governador Cid Gomes transformou o Estado. Estamos aqui, eu e a professora Izolda reforçando nosso compromisso com a educação. Compreendemos que ela é o caminho para mudar o quadro social do Ceará. Ela influencia diretamente na segurança, saúde, tudo. Digo para vocês: estudem, sigam esse caminho de transformação, para ter mais chances na vida”, disse.

A nova EEEP inaugurada tem capacidade para atender até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. Lá os estudantes farão, ao mesmo tempo, as três séries do Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos ofertados: Administração; Produção de Moda; Nutrição e Rede de Computadores. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos das escolas profissionais. Neste momento, mais de 3 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional para 12 mil estudantes.

Durante o evento, também foram feitos anúncios dentro da programação da Agenda Fortaleza Educação. O governador Camilo assinou a ordem de serviço para a reconstrução de 15 Escolas de Ensino Médio na capital. O aporte é da ordem de R$ 101 milhões, com recursos dos Governos Estadual e Federal. Já o prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço para a construção de 20 Centros de Educação Infantil. O total do investimento que envolve a construção dos equipamentos chega a R$ 50.448.036,28, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal.

O ministro Aloízio Mercadante elogiou o trabalho realizado no Ceará para a educação, sendo hoje referência nacional. “Uma das nossas metas para 2016 é colocar todas as crianças de 4 e 5 anos na escola. Todos os prefeitos e pais serão cobrados, pois nessa fase da vida elas estão descobrindo o mundo. E num país com carência de recursos, montar uma escola com essa estrutura é um benefício. Ela foi pensada para ter um grande ambiente, com laboratórios de primeira linha, de modo que professores sintam-se motivados a dar a aula e os alunos a aprender. Estudem, pois isso que fará a diferença. Parabéns ao Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza por essa parceria”, disse.

As 15 Escolas de Ensino Médio que serão reconstruídas em Fortaleza, integram a rede estadual no Ceará, que conta com mais de 700 escolas ao todo, com 169 delas localizas na capital. Em todo o Estado são atendidos 445 mil estudantes, dos quais, 135 mil estudam nas unidades de ensino da Capital. A reconstrução de 15 unidades tem como objetivo ofertar um espaço físico adequado, contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos, além de melhores condições de trabalho para os profissionais da educação. Com essa iniciativa, as antigas construções vão ganhar um modelo padrão de qualidade, com dois pavimentos numa área construída de 3.906,08 metros quadrados.

Cada prédio terá capacidade para receber até 540 alunos por turno (manhã, tarde e noite), totalizando assim 1.620 estudantes. A estrutura será composta de 12 salas de aula, dois laboratórios de Informática, dois laboratórios multidisciplinares de Ciências e biblioteca. O projeto inclui ainda refeitório com cozinha, auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas administrativas e de apoio, além de quadra poliesportiva coberta e vestiários. Durante as obras, os alunos das escolas beneficiadas serão atendidos em outros estabelecimentos de ensino.

15 ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUE SERÃO RECONSTRUÍDAS:

1. Professora Maria Antonieta Nunes – Conjunto Ceará
2. Deputado Manoel Rodrigues – Vicente Pinzón