Assinatura de Ordem de Serviço e inauguração marcam a agenda do DAE nesta sexta-feira (20)

20 de novembro de 2015 - 13:52

Assinatura de Ordem de Serviço e inauguração marcam a agenda do DAE nesta sexta-feira (20)

Nesta sexta-feira, dia 20, o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará participará de duas solenidades no interior do Estado. A primeira, às 15 horas, será a assinatura da ordem de serviço para construção do novo prédio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, que contará com aporte financeiro de R$ 10 milhões.

Já a segunda solenidade será no Maciço de Baturité, em Aracoiaba, que receberá a 112ª EEEP cearense, denominada Salomão Alves de Moura, e a segunda da região. A solenidade contará com a presença do governador Camilo Santana, do Superintendente do DAE, Sílvio Campos, e da secretária executiva da Educação, Dalila Saldanha. A unidade oferecerá cursos de Comércio, Edificações, Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar. O investimento para a construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 8,2 milhões.

Estrutura

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura da EEEP de Aracoiaba é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo  integral, das 7 às 17 horas. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A nova escola profissional faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité, que dispõe de 18 Escolas de Ensino Médio, uma Escola Indígena, um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e a nova EEEP, em Redenção.

O objetivo das Escolas Profissionais é integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 52 cursos técnicos para 88 municípios cearenses na Capital e no Interior. Em todo o Estado são mais de 40 mil jovens atendidos.

O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum (previstas no currículo do ensino médio), as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Inclui ainda a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.

Homenagem

A escolha do nome da escola de Aracoiaba é uma homenagem à Salomão Alves de Moura Brasil que nasceu em Iracema, mas morou desde a infância em Aracoiaba. Foi político, professor e advogado. Reconhecido como educador ilustre e intelectual da cidade, recebeu o título de “Papa da Educação de Aracoiaba”, em 1990. Em 2008, publicou sua autobiografia “O Menino que disse sim”. Salomão Alves faleceu em 2009.

Serviço:

– Assinatura da Ordem de Serviço da Escola Estadual de Educação Profissional de Redenção
Data: 20/11/2015
Horário: 16 horas
Endereço: Avenida da Abolição, s/n – bairro: Antônio Bonfim – Redenção

– Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Salomão Alves de Moura
Data: 20/11/2015
Horário: 17 horas
Endereço: Av. Manuel Batista da Silva, s/n ? Conjunto Solón Lima Verde – Aracoiaba

 

Assessoria de Comunicação DAE

Déborah Duarte – Jornalista

Dianna Viana – Publicitária