Governo autoriza construção de rodovia que beneficiará o Maciço de Baturité

29 de dezembro de 2015 - 14:14

O governador Camilo Santana assinou nesta segunda-feira (28), dia do aniversário de Ocara, a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da rodovia CE-464, no entroncamento entre a CE-060 (Antônio Diogo) e a CE-359 (Ocara). “Estamos hoje aqui, nessa data tão importante, dando a ordem de serviço da estrada que vai atender os moradores do Maciço de Baturité. Mesmo em um ano de dificuldades, estamos firmando um compromisso antigo e um sonho histórico da população”, salientou.

A obra, que abrange 38,2 km de estrada pavimentada, contemplará a população de Aracoiaba, Ocara, Redenção e localidades adjacentes, facilitando a trafegabilidade no trecho, que atualmente é de piçarra. A nova via receberá serviços preliminares e auxiliares, drenagem, pavimentação, obras d’arte correntes, obras d’arte especiais, sinalização (horizontal e vertical), proteção ambiental e outros. Para sua execução serão investidos R$ 23.054.061,28, oriundos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

ARI5341-webCamilo disse ainda que, em breve, retornará ao município para honrar compromissos feitos com a população. “Logo estarei de volta para autorizar a construção da Escola Profissionalizante de Ocara, que já está licitada, investindo assim na educação e no futuro dos jovens. Vou, ainda, honrar meu compromisso de ajudar na infraestrutura do Distrito Industrial da cidade, para trazer emprego para o povo local”, informou.

A prefeita Vânia Clementino agradeceu ao Estado pela nova rodovia e disse que o presente é para toda população da Região do Maciço de Baturité. “Em nome do povo, agradeço essa importante obra do Governo do Estado para Ocara, que vai melhorar a via de acesso da cidade aos municípios do Maciço. Hoje, comemoramos 28 anos de emancipação política, mas o presente é para todos da Região”, disse.

ARI5513-webO comerciante Airton Soares, de 40 anos, disse que a rodovia vai melhorar o trânsito entre as cidades da Região. “Hoje, para fazermos o deslocamento até o distrito de Antônio Diogo, em Redenção, temos que ir por Quixadá. Com essa estrada tudo ficará mais fácil, pois promoverá uma viagem mais rápida, segura e confortável”, apontou.

ARI5518-webJá a auxiliar de serviços gerais Aldira de Sousa, de 53 anos, falou que a CE-464 é uma conquista da população da região, que agora vai poder se deslocar entre os municípios do Maciço e cursar o ensino superior. “Eu mesma não estou estudando Nutrição porque, na Região, somente Redenção tem uma universidade com o curso. Porém, o deslocamento até lá é inviável, o que mudará com a nova estrada”, enfatizou.

Estiveram ainda presentes na solenidade os secretários Dedé Teixeira (SDA) e Mauro Filho (Sefaz), o deputado federal José Nobre Guimarães, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da Região do Maciço de Baturité.

Investimento

Até o início de dezembro de 2015, o Governo do Estado já entregou 378,5 quilômetros de rodovias, sendo 247 km de restauração e 132 km de pavimentação, com investimento total de R$ 216.342.779,20. Além disso, cerca de 884 quilômetros da malha rodoviária estão em obras (entre pavimentação, duplicação e restauração), mais de 90% destas obras inclusas no Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV. O aporte financeiro das ações é de R$ 832.656.335,53, oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Sobre o Ceará IV

Consiste na ampliação e melhoria da malha rodoviária do estado, desenvolvimento de planos de fortalecimento institucional e, capacitação de servidores do Departamento Estadual de Rodovias – DER e pretende melhorar a integração regional e a logística econômico-produtiva, através de intervenções previstas na malha viária, proporcionando maior acessibilidade aos Pólos de Desenvolvimento e integração dos grandes eixos viários de escoamento da produção, portos e aeroportos do Ceará.

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

29.12.2015