Investimentos de cerca de R$ 14 milhões serão entregues pelo governador em Monsenhor Tabosa

19 de janeiro de 2016 - 11:15

A população de Monsenhor Tabosa, a 319 quilômetros da Capital, terá uma terça-feira (19) movimentada. O município irá receber das mãos do governador Camilo Santana cerca de R$ 14 milhões em investimentos, o que contempla a assinatura de duas ordens de serviço para a construção de uma Escola de Educação Profissional e uma Escola Indígena; além da inauguração de um Centro de Referência da Assistência Social, uma Quadra Poliesportiva e da pavimentação de diversas ruas.

Escola Profissional

A estrutura recebeu recursos de R$ 11 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal. Com a interveniência técnica do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), a escola abrangerá 12 salas de aula, auditório, biblioteca e dependências administrativas. Disporá também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena. A EEEP terá capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral (das 7 às 17 horas).

Na escola profissional, o aluno faz, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um curso técnico. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado. Até agora, foram inauguradas 112 EEEPs. Mais de 40 mil alunos de 88 municípios estão matriculados em 53 cursos. Na Capital, são 21 escolas profissionais.

Escola Indígena

O projeto arquitetônico da nova unidade na Aldeia Rajado de Cima é adequado ao cotidiano dos índios cearenses e recebe R$1,1 milhão para a sua construção, vindos dos cofres estaduais e federais. Esta obra também terá a interveniência técnica do DAE e disporá de quatro salas, laboratório de informática, sala de leitura, diretoria, secretaria, almoxarifado, cozinha e sala dos professores. Além disso, ofertará área específica para a prática de danças tradicionais. A escola tem capacidade para matricular até 180 alunos das etnias Potiguara e Tabajara, em cada turno (manhã e tarde).

A EEEP e a Escola Indígena ficarão sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 13, sediada em Crateús. A região dispõe de 22 Escolas de Ensino Médio, quatro de Ensino Fundamental e Médio, seis Escolas Profissionais, nove Indígenas, além de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). São atendidas pela Crede 13 as etnias Potiguara, Tabajara, Kalabaça, Gavião, Tupinambá, Tubiba Tapuia e Kariri, totalizando assim, sete povos. As obras serão supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Cras e Quadra Esportiva

A programação conta ainda com a inauguração de duas obras sociais a cargo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e inseridas no Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). O município receberá Centro de Referência da Assistência Social Antônia Eunita Monteiro Campos, com meta anual de atender 500 famílias do município e do entorno. O valor total do investimento foi de R$ 342.792,22.

Já a Quadra Poliesportiva José Marques Brasil fortalecerá as práticas de atividade física, esporte e do lazer no município, além de ensinar técnicas esportivas agregadas à boa utilização do tempo livre. A obra foi orçada em R$ 542.200,55 e beneficiará 500 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 25 anos de idade.

Proares II

Ao todo, o programa já concluiu 142 equipamentos sociais em 53 cidades do Ceará. Outras 11 obras sociais construídas pela STDS serão inauguradas ainda este ano. Os municípios de Caucaia e Juazeiro do Norte serão contemplados com dois Cras, cada; Iguatu será contemplado com dois Cras e um Polo de Convivência Social; Massapê e Pires Pereira receberão uma Quadra Poliesportiva, cada; Jijoca de Jericoacoara receberá um Polo de Convivência Social; e Morrinhos será contemplado com um Centro de Educação Infantil (CEI).

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas estadual e Municipal. O Governo já negociou com o BID o Proares III, no valor de US$ 100 milhões.

Pavimentação nas ruas de Monsenhor Tabosa

O governador entrega também nesta terça-feira (19) nova pavimentação de diversas ruas no município de Monsenhor Tabosa. As obras são resultado de três convênios firmados entre a Secretaria das Cidades e a Prefeitura, que somam um total de R$965.058,58. O Governo do Estado investiu 850 mil reais, com uma contrapartida do município no valor de R$115.058,58 para a realização das obras. A pavimentação foi toda feita em pedra tosca, beneficiando uma área total de 21.595,38m².

Serviço:

Assinatura das Ordens de Serviço da Escola Estadual de Educação Profissional e da Escola Indígena; inauguração de Cras e Quadra Esportiva; entrega de pavimentação de ruas em Monsenhor Tabosa

Data: terça-feira, 19/01/2015

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado