Governo do Ceará autoriza a restauração da CE-333, no município de Tururu

19 de fevereiro de 2020 - 17:05 # # #

Texto e Fotos - Airton Lima

A população de Tururu, em especial a comunidade do distrito de Cemoaba, começou a manhã chuvosa desta quarta-feira (19) com uma grande novidade: a assinatura da ordem de serviço para a restauração e pavimentação de trechos da rodovia CE-333. Serão 17 quilômetros (km) de estrada – entre o entrocamento da CE-402 e o distrito de Cemoaba – que receberão revestimento asfáltico totalmente novo e sinalização vertical e horizontal.

O evento contou com a presença do secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, a prefeita de Tururu, Fátima Galdino, os deputados estaduais Tim Gomes, Nezinho Farias, Edilardo Eufrásio, além de autoridades locais.

“Venho aqui hoje primeiramente agradecer pela confiança no governador Camilo, que está interiorizando o desenvolvimento para todo nosso Estado. E dizer que a pavimentação dessa estrada já está garantida em toda sua extensão para beneficiar o povo de Tururu”, discursa Nelson.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) fiscalizará os trabalhos, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2021. Serão investidos quase R$ 6,5 milhões, a partir de recursos do Tesouro do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Na verdade essa obra é fruto de um longo processo e intensos diálogos entre forças políticas e o Governo do Estado. Uma estrada pela qual estamos lutando há muito tempo e agora se torna realidade, para facilitar o dia-a-dia dos nossos habitantes, nossos estudantes e comerciantes”, declara a prefeita Fátima.

Quando finalizado, o trecho tornará mais eficiente e seguro o deslocamento de quem mora não apenas em Cemoaba, mas também das comunidades de outros distritos de Tururu, como Conceição dos Caetanos e São Pedro do Gavião. É o que acredita Maria do Socorro, diretora da escola municipal de Cemoaba, a EMEF Maria Lunga Moreira: “O governador ter nos presenteado com a obra dessa estrada, inclusive por intermédio da nossa prefeita, é muito gratificante. Veja que temos uma grande quantidade de estudantes de localidades como Conceição e até mesmo vindos da sede de Tururu que fazem hoje um percurso em situação de risco para chegar aqui, então é crucial asfaltar o acesso a Cemoaba.”

A obra faz parte do Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do Governo do Estado, que vem melhorando as condições de trafegabilidade em todo o Estado.