Governador Elmano de Freitas entrega obras da Arena Castelão e anuncia mais melhorias para o estádio

28 de fevereiro de 2023 - 13:20 #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sesporte - Texto Carlos Gibaja - Fotos

Equipamento esportivo receberá seu primeiro jogo da temporada 2023 na próxima quinta-feira (2)

As obras da Arena Castelão foram entregues pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, durante visita, na manhã desta terça-feira (28), para a realização dos jogos da temporada 2023.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos aqui, na Arena Castelão, onde brevemente terá o jogo da Copa da Libertadores. E, para nosso orgulho, em condições especiais para ser feito um futebol de excelência. Temos um gramado novo de muita qualidade, novos vestiários, condições excelentes para os jogos que irão acontecer e vamos ter um grande resultado para nosso futebol cearense. Foi feito uma nova drenagem que suportou muito bem e estamos seguros de que aqui teremos um espetáculo do futebol com condições adequadas para os nossos jogadores”, frisou Elmano de Freitas, lembrando que a praça esportiva reabre nesta quinta-feira (2), com a partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado, do Uruguai, pela Taça Libertadores da América, a partir das 21 horas.

Na entrada do equipamento, o governador andou pelo gramado e verificou a qualidade e o crescimento da grama. Ainda na visita o governador passou pelos vestiários e pelo Museu, que conta com um acervo dos clubes cearenses e times que passaram pela Arena Castelão.

Este ano é um marco para o equipamento: a Arena Castelão completa 50 anos de sua inauguração. O governador, na entrega da obra, anunciou novas melhorias para a Arena Castelão. “Eu farei tudo que for possível para que, nessa data de 50 anos da Arena Castelão, entregar novos telões e uma iluminação de lead para nosso equipamento”, afirmou o governador, destacando que, com essas novas melhorias, em uma queda de energia, público e jogadores não precisarão esperar para que as luzes “esquentem” para reacenderem.

“É importante destacar que o futebol, muito além de entretenimento, é economia e movimenta divisas em nosso estado. Vamos continuar tendo essa sensibilidade para que sejam realizados grandes espetáculos. Como secretária das Mulheres, quero deixar meu abraço e dizer que contamos com uma torcida familiar, com a presença feminina aqui no estádio, e que iremos reforçar, junto com os clubes, essa presença, que é tão importante, das famílias. E, em especial, das mulheres”, disse a vice-governadora do Estado, Jade Romero.

“Só temos a agradecer por esse trabalho realizado, não só o gramado, mas vestiários, para que possamos trazer novamente a Seleção Brasileira. A CBF tem um carinho muito grande pelo futebol cearense e pelo desportista cearense e pelo trabalho que foi realizado”, pontuou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, após visitar as dependências da Arena Castelão.

Ceará e Fortaleza, que são os principais mandantes de jogos no Castelão foram representados, na visita, pelos seus presidentes, que também elogiaram as reformas feitas, principalmente no gramado do estádio.

“Nós, que fazemos o futebol, precisamos de um palco como esse. E se fala muito do gramado, que foi restaurado, mas foi muito mais que o gramado, foi restaurada parte do telão, iluminação, vestiário, que é importantíssimo para os jogadores, ar-condicionado, camarote… A gente olha para o Castelão como um todo. Para o jogo de quinta-feira (entre Fortaleza e Deportivo Maldonado, pela Copa Libertadores) e para os demais jogos que virão é um palco de altíssimo nível. Eu, que tenho a oportunidade de rodar o país inteiro e até a América do Sul, o Castelão é um dos melhores com toda a certeza. É um orgulho para o povo cearense e cabe aos clubes preservar cada vez mais e conscientizar o torcedor e fazer que esse espaço seja cada vez mais de acolhimento, alegria”, afirmou Marcelo Paz, mandatário do Fortaleza.

“Quero agradecer todo o emprenho do Governo do Estado para entregar esse equipamento, que é a principal casa esportiva, praça de muitas alegrias e muito entretenimento. E entregar com essa excelência, de gramado, excelência da reforma geral… Esperamos que tenhamos grandes embates saudáveis aqui, com grandes espetáculos e que seja um local de família, entretenimento e que leve alegria ao povo cearense. Esse equipamento ficou brilhante, é um grande presente que a gente reivindicou de volta, devido à necessidade que temos”, disse o presidente interino do Ceará, Carlos Moraes.

Reformas

A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Em 2022, o principal equipamento esportivo do Ceará foi o estádio brasileiro que mais recebeu jogos, com 73, no total. Em seguida, com oito partidas a menos (65), figuraram Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

O uso excessivo acarretou desgaste, solucionado por meio de reforma completa do gramado. As obras foram realizadas através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A gestão rotineira do equipamento é da Secretaria do Esporte (Sesporte).

Também foram realizados pela Secretaria do Esporte (Sesporte) os trabalhos de: manutenção da arquibancada, recuperação no piso do nível do setor especial, investimento de R$ 1,1 milhão em controle de acesso com recuperação e aquisição de novas catracas, recuperação estrutural das calhas pluviais das arquibancadas, impermeabilização das calhas pluviais, manutenção dos telões, pintura e recuperação das sinalizações horizontais e verticais do estacionamento, após a conclusão da troca do gramado, manutenção nos geradores, manutenção em todos os nobreaks do estádio, manutenção de todas as subestações, manutenção de todos os revestimentos em viroc da escadarias de acesso, melhoria da iluminação de escadarias e rampas de acesso ao estádio, instalação de um novo piso na área da imprensa, lavagem das cadeiras, banheiros com instalações de novos dispenser de sabonete e papel, recuperação de fechaduras, pintura de todo o prédio principal, vestiários recuperados, portas trocadas e adesivação em comemoração aos 50 anos da Arena Castelão – setor premium, pilares e torre de elevadores do N4 – setor especial para as cabines de imprensa.

Participaram da visita a vice-governadora Jade Romero; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; o presidente interino do Ceará, Carlos Moraes; e o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.