Bairro Genibaú, em Fortaleza, vai ganhar areninha

2 de junho de 2023 - 09:52 # # # # # #

Casa Civil

Governo do Ceará assinou ordem de serviço para novo equipamento

O governador Elmano de Freitas assinou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Ordem de Serviço de uma nova areninha para o município de Fortaleza, localizada no bairro Genibaú. O evento contou com a presença do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e outras autoridades.

“Eu acho muito importante implantarmos Areninhas nas comunidades, por isso queremos continuar ampliando esse projeto do ex-governador Camilo [Santana]. Porque, além do equipamento Areninha, que já melhora bastante o ambiente da comunidade, aqui vai desenvolver trabalho esportivo e social com as crianças e adolescentes da área, isso é muito importante”, pontuou o governador.

A areninha em questão é do Tipo I, e tem valor de investimento de R$ 1.584.841,49. O terreno escolhido fica localizado em parte do terreno onde se localizava a Vila Olímpica do Genibaú. O novo equipamento tem 6.334,00 m² e será construído sob supervisão da SOP, com investimento vindo do Tesouro Estadual.

“O programa de Areninhas é o maior programa esportivo de todo o país, referência e exemplo para pessoas de outros estados, que vêm conhecer esse projeto que já está presente nos 184 municípios cearenses”, ressaltou o secretário Rogério Pinheiro. De acordo com o responsável pela pasta do Esporte, a expectativa é que até o final do primeiro mandato do governador Elmano de Freitas, o Ceará já tenha 600 Areninhas em funcionamento.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Para além do equipamento, que ficará pronto em meados de outubro de 2023, o secretário destacou os projetos que adentram a comunidade junto às Areninhas.

“Nós não temos só a preocupação de entregar um equipamento esportivo, que por si só já transforma e requalifica o espaço. Mas também incluímos projetos sociais que venham dar oportunidade a nossas crianças e jovens, como o Esporte em Três Tempos, que já beneficia mais de 22 mil crianças e jovens, e também o Esporte Superação, que só em Fortaleza, são oito mil crianças beneficiadas”, pontuou Rogério.

Atualmente, o estado do Ceará já conta com 306 campos society, sendo 201 construídos no Interior e 105 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza.

Promover mudanças

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

Presente no evento, o presidente da Alece, Evandro Leitão, fez questão de pontuar sobre a importância da implantação de equipamentos públicos nas comunidades e como são essenciais para mudanças locais.

“É importante a participação do Estado e do município na implementação de políticas públicas, na medida em que o Estado ou o município leva para as comunidades uma unidade de saúde, um equipamento de educação, esporte ou cultura. Esse equipamento que aqui chega fará muito diferença para essa comunidade do Genibaú, essa é uma intervenção que tirará jovens da criminalidade, da ociosidade e dará a condição de socializar”, afirmou.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sesporte.

Representante da comunidade, o vereador Eudes Bringel, agradeceu ao governador por esse momento junto à comunidade e a oportunidade de modificar a realidade de toda uma comunidade por meio do esporte. “Fico muito agradecido por esse pedido ter sido atendido, pois é muito importante para todos. Nesse campo sempre tivemos uma grande dificuldade, com capinação e a forma que fica quando chove. Então, hoje, toda uma comunidade realiza um sonho”, pontuou o vereador.

Há ainda mais de 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 250 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.

Após a assinatura da OS, o governador Elmano de Freitas foi junto com pessoas da comunidade e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, visitar o antigo prédio da Vila Olímpica, para avaliar uma requalificação do local.