Infobrasil 2011

26 de abril de 2011 - 14:51

 

Segurança, educação, saúde e inclusão digital são

os quatro eixos do XI Seminário e-Gov

Desde a criação do Governo Eletrônico, no ano 2000, a InfoBrasil tem debatido o tema por meio da realização do Seminário e-Gov, que chega à sua 11ª edição. Neste ano, o Seminário será dividido em quatro eixos principais: segurança do cidadão, educação, saúde e inclusão digital.

 

No âmbito da segurança, estarão presentes nomes como Vasco Furtado, criador da tecnologia e serviço Wikicrimes; Leandro Bissolli, sócio-diretor da PPP Advogados, abordando a ética e boas práticas na internet; Thiago Tavares e Rodrigo Nejm, da Safernet, falando sobre os perigos na internet e a vulnerabilidade de pais, crianças e adolescentes internautas; e Wagner Alencar, diretor da Wettor, dando dicas de como proteger sua marca das violações e ataques.

 

Além destes, o coordenador de TIC da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Einstein Lemos, e o coordenador de gestão da tecnologia da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Ivan de Oliveira, estarão participando do painel “Tecnologia Aplicada nos Programas de Segurança Pública”. A Prefeitura de Maracanaú, por meio do Cel. Castelo Branco, e as empresas Secom e Autotrack já confirmaram presença no Seminário, apresentando relatos de sucesso.

 

EDUCAÇÃO

Já no eixo da educação, o e-Gov conta com a participação da Profª. Ruth Cavalcante, especialista em Cultura Biocêntrica, que ministrará palestra sobre o assunto, seguida do painel “Gestão Democrática na Escola”, que terá participação do Prof. Edgar Linhares, presidente do Conselho de Educação do ceará (CEC); Mauro Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual; além de representante da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e MEC.

 

Ainda na área da Educação, a InfoBrasil 2011 traz, para relatar experiências de sucesso: Lúcia Helena Grangeiro, representante da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no Comitê da Paz, falando sobre o programa “Geração da Paz”; Mafoane Odara, coordenadora do programa “Geração Muda Mundo”; e Ana Norões, diretora-presidenta do projeto Teia da Vida falando sobre  tema “Os Novos Saberes e a Arte do Ser” .

 

SAÚDE

Na área da Saúde, confirmaram presença o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro; o diretor de tecnologia da Datasus, Augusto César Gadelha, e o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. Serão discutidos assuntos como novas políticas de gestão tecnológica, infraestrutura na rede de serviços da saúde e sistematização e disseminação de informações.

 

INCLUSÃO DIGITAL

O painel que encerra o XI Seminário e-Gov é o de Inclusão Digital, que abordará os seguintes temas: Políticas de Telecom para o Brasil 2020, o Pólo Tecnológico de Fortaleza, Melhor Qualidade de Internet nas Áreas Rurais e a Banda Larga no Brasil.

 

O Seminário será realizado entre os dias 27 e 29 de abril e faz parte da programação da InfoBrasil 2011. O evento tem como público alvo gestores de TI dos governos Federal, Estadual e Municipal, prefeitos, secretários municipais (ciência e tecnologia, segurança pública, desenvolvimento econômico, educação e ação social), coordenadores de projetos de inclusão digital, telecentros, centros de inclusão digital, infocentros e associações que promovam o uso das tecnologias da informação e da internet pela população, especialistas, fornecedores, pesquisadores, procuradores públicos, lideranças e interessados em geral.

 

PARTICIPAÇÃO

Para participar do XI Seminário e-Gov, os interessados devem se inscrever para a InfoBrasil 2011 no site www.infobrasil.inf.br ou solicitarem convite junto às entidades e empresas apoiadoras do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3275-2033.