Governo garante mais uma Escola de Educação Profissional em Canindé

3 de maio de 2011 - 18:05

O município de Canindé, distante 115 quilômetros de Fortaleza, ganhará, em breve, mais uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). O início da obra será autorizado pelo governador Cid Gomes e pela secretária da Educação, Izolda Cela, nesta quarta-feira, dia 04, às 19 horas. A solenidade acontecerá durante a entrega oficial do Instituto Federal de Educação do Ceará(IFCE), na mesma cidade. A obra está orçada em R$ 5,3  milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

Com capacidade para atender até 480 alunos em tempo integral, a unidade desenvolverá atividades educacionais das 7 às 17 horas. Lá, os jovens vão aprender uma profissão qualificando-se para o mercado de trabalho, além de finalizar a educação básica. A estrutura de 4,5 mil metros quadrados terá 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Biologia, Física e Matemática. Os alunos também vão contar com um ginásio poliesportivo e teatro de arena.

O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos estudantes no mundo do trabalho. Até agora, são 66 em todo o Estado, com a oferta de cursos técnicos que variam de acordo com a vocação de cada região.

Escolas Estaduais em Canindé

Hoje, a rede estadual no município já dispõe da Escola de Educação Profissional Capelão Frei Orlando que oferta os cursos de comércio, hospedagem, informática, enfermagem e turismo. Além dela, conta apenas com mais três unidades: Colégio Estadual Paulo Sarasate; Escola de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Frei José Ademir.

Conforme a dirigente da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), Ana Geovanda, a chegada da nova unidade é fundamental para atender à demanda crescente de jovens que procuram o Ensino Médio.

A construção será executada pela empresa Capella Construções Ltda e supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O prédio segue a concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional.

ASCOM – SEDUC