Hospital Regional do Cariri inicia atendimento para cirurgias

24 de maio de 2011 - 10:24

Hospital Regional do Cariri inicia atendimento para cirurgias

Hospital Regional do Cariri já conta com 107 médicos contratados

O Hospital Regional do Cariri (HRC), localizado em Juazeiro do Norte, iniciou ontem o atendimento a pacientes com a realização de consultas pré-cirúrgicas, ultrassonografia e exames laboratoriais. A partir de hoje começam a ser realizados também exames de endoscopia.

O Governo do Estado prevê para junho o funcionamento dos setores de urgência e emergência da unidade. Os primeiros pacientes atendidos, 24 no total, estão sendo encaminhados pela Central de Regulação do Estado e têm indicação de cirurgia de alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o hospital já conta com 107 médicos contratados, 24 deles são médicos-cirurgiões. Para o secretário, os profissionais já contratados “dão tranquilidade” de que o quadro de médicos será completo. No total, 387 médicos devem atuar no hospital em diversas áreas.

No último dia 18 de maio, O POVO mostrou que sobraram vagas em algumas especialidades médicas no primeiro concurso para o hospital. Está em andamento a segunda seleção de médicos, com 141 vagas em 14 especialidades. “Se (depois do concurso) tiver alguma especialidade sem profissionais vamos lançar no final da semana outro edital”, garante Arruda Bastos.

Para ampliar a oferta de médicos nas diversas especialidades, o secretário cita a ampliação do número de vagas em residência médica em hospitais do Estado. Segundo Arruda Bastos, são 398 médicos residentes sendo formados.

Acompanhamento
O secretário da Saúde explica que o funcionamento do hospital segue o cronograma estabelecido antes da inauguração, em abril deste ano. A partir de junho, continua ele, começa a funcionar também o setor de internação.
Essas primeiras etapas de funcionamento do hospital deve ser acompanhado in loco pelo próprio secretário. Ele explica que deve estar no Cariri toda segunda-feira para verificar de perto o andamento da contratação de médicos e a estruturação da rede de atenção básica da região, que dá suporte ao atendimento de média e alta complexidade do hospital.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O Hospital Regional do Cariri vai atender população de 1,3 milhão de pessoas de 42 municípios da região. Governo prevê funcionamento gradativo dos setores até junho. Investimento total da obra foi de R$ 96 milhões.

SAIBA MAIS

Além da cirurgia geral, o setor cirúrgico do Hospital Regional do Cariri atenderá às seguintes especialidades: Traumato-Ortopedia, Cirurgia Vascular, Neurologia, Proctologia, Gastroenterologia, Urologia, Oftalmotologia, Mastologia e Cirurgia Plástica.

Para desafogar a rede de atendimento no Interior, o Governo do Estado anuncia para o fim do ano a entrega do Hospital Regional Norte, em Sobral, com 382 leitos, e a construção do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.

Além dos três hospitais regionais, 21 policlínicas, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) completam a rede de interiorização da rede de saúde do Estado.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Fonte: Jornal O Povo (http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/05/24/noticiacearajornal,2248392/hospital-regional-do-cariri-inicia-atendimento-para-cirurgias.shtml)