Programas especiais
26 de maio de 2011 - 17:01
PROGRAMA RODOVIÁRIO DO CEARÁ III
I – INTRODUÇÃO
O Programa Rodoviário do Estado do Ceará – CEARÁ III, se propõe a melhorar as deficiências da malha rodoviária estadual não pavimentada e restaurar as rodovias pavimentadas, não incluídas no Programa CEARÁ II, obedecendo critérios de seleção exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
O custo total previsto no Programa CEARÁ III é de US$ 254.355 milhões, dos quais US$ 158.620 milhões são financiados pelo BID e US$ 95.735 milhões custeados com recursos do Governo do Estado do Ceará como contrapartida.
II – OBJETIVOS
Os objetivos gerais do Programa, fundamentam-se na execução de duplicação, pavimentação e restauração/reabilitação de Rodovias Estaduais, objetivando dotá-las de infra-estrutura viária, garantindo o escoamento da produção interna, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, promovendo a melhoria da integração rodoviária do Estado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável econômico e social do Estado.
III – DESCRIÇÃO DO PROGRAMA RODOVIÁRIO CEARÁ III
O Programa é dividido em 03 CATEGORIAS DE INVERSÃO, a saber:
– 1. ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO, com custo de US$ 17,600,000.00.
Consistindo de: Coordenação, Gerenciamento, Elaboração de Estudos e Projetos e na Auditoria Financeira do Programa. O Programa é implementado pela Unidade Gerenciadora do Programa – UGP, criada para este fim no âmbito do DER.
– 2. OBRAS CIVIS E SUPERVISÃO DE OBRAS, com custo de US$ 233,355,000.00.
Consiste na execução de duplicação, pavimentação e restauração/reabilitação de rodovias estaduais.
DUPLICAÇÃO DE RODOVIA – Previsto gastos de US$ 25,139,000.00, para a execução da duplicação de 12km da Rodovia CE 025 no Trecho: Entr. CE 040 – Porto das Dunas, constituída de duas pistas com duas faixas de tráfego cada, ciclovia interna e passeios laterais. As obras constam de: terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, drenagem superficial e profunda, sinalização horizontal e vertical, obras d’arte correntes e especiais (pontes e viaduto), dispositivos de segurança viária e medidas ambientais.
RODOVIA
TRECHO
EXT.
SITUAÇÃO
CE 025
Entr. CE 040 – Porto das Dunas
12,0
Projeto de Engenharia em Execução
– PAVIMENTAÇÃO DE RODOVIAS – Com custos previstos de US$ 51,051,000.00, a pavimentação de vias principais, tem como meta física original a execução de 146km, consistindo na pavimentação de vias originalmente de leito natural e/ou com revestimento primário, incluindo serviços de: terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, drenagem superficial e profunda, obras d’artes correntes e especiais (pontes), sinalização horizontal e vertical, recuperação das áreas de extração de materiais e medidas ambientais.
RODOVIA
TRECHO
EXT.
SITUAÇÃO
CE 329
Amanaiara – Reriutaba
12,0
Obra Em Execução
CE 445
Reriutaba – Pacujá
27,0
Obra Em Execução
CE 153
Banubuiú – Solonópole
49,5
Obra Em Execução
CE 168
Assunção – Itapajé
19,0
Em Licitação
CE 253
Paramoti – General Sampaio
23,0
Em Licitação
CE 257
Canindé – Aratuba – Pai João -Capistrano
44,0
Em Licitação
CE 385
Caririaçu – Quitaius – Entrº BR-230
55,0
Em Licitação
CE 138
Ererê – Pereiro
14,0
Projeto Engenharia Em Execução
CE’s 166/265
Quixeramobim – Madalena
60,0
Projeto Engenharia Em Execução
CE 321
Graça – São Benedito
24,0
Projeto Engenharia Em Execução
CE 153
Solonópole – Nova Floresta – Orós
68,0
Projeto Engenharia Em Execução
CE 277
Catarina – Arneiróz
49,0
Projeto Engenharia Em Execução
– RESTAURAÇÃO/REABILITAÇÃO DE RODOVIAS – A restauração de vias pavimentadas, tem como meta física original a execução de 600km, com custo previsto de US$ 124,785,000.00, consistindo na restauração de trechos pavimentados. Os serviços executados compõem-se de: reforço e/ou execução de nova base, pavimentação asfáltico, drenagem superficial e profunda, restauração de obras d’arte correntes e especiais, na sinalização horizontal e vertical, e a implantação de medidas de proteção ambiental.
RODOVIA
TRECHO
EXT.
SITUAÇÃO
CE 065
Cruz – Mulungú – Aratuba – Pai João
37,0
Obra Em Execução
CE 176
Assaré – Antonina do Norte
21,0
Obra Em Execução
CE 371
Entr. BR 116 – Palhano
10,0
Obra Em Execução
CE 162
Entr. BR 020 – Paramoti
13,0
Obra Em Execução
CE 163
Mombaça – São Gonçalo do Umari
29,0
Obra Em Execução
CE 166
Entr. CE 060/Zorra – Piquet Carneiro
18,0
Obra Em Execução
CE 085
Granja – Camocim
23,0
Obra Em Execução
CE 178
Entr. BR 222 – Santana do Acaraú
33,0
Obra Em Execução
CE 240
Meruoca – Massapê
20,0
Obra Em Execução
CE 364
Entr. BR 222/Aprazível – Coreaú
27,0
Obra Em Execução
CE 187
Entrº BR-226 (Crateús) – Novo Oriente
47,0
Obra Em Execução
CE 060
Entr. CE 284/Umarizeira – Várzea Alegre
33,0
Obra Em Execução
CE 375
Quixelô – Entr. CE 060
16,0
Obra Em Execução
BR 226
Entr. BR 116 – Pereiro
27,0
Licitada
CE 166
Santana do Cariri – Nova Olinda
14,0
Licitada
CE 065
Maranguape – Lad.Grande – Palmácia
44,0
Em Licitação
CE 168
Pedra Branca – Boa Viagem
43,0
Em Licitação
CE 168
Itapipoca – Assunção
21,0
Em Licitação
CE 423
Entr. BR 222 – São Gonçalo Amarante
8,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 060
Entr. CE 456 – Quixadá
18,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 065
Palmácia – Pacoti
23,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 354
Chorozinho – Barreira – Acarape
30,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 243
Varjota – Uruburetama
11,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 265
Entr° BR 116 – Morada Nova
24,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 176
Santa Quitéria – Morro Redondo
53,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 241
Alcântra – Coreaú
15,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 364
Coreaú – Campanário
25,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 364
Campanário – Entr. CE 311/Granja
28,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 187
Entrº CE-329 (Ipú) – Entr. CE 189/Ipueiras
25,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 226
Tamboril – Sucesso
28,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 060
Iguatú – Entr. CE 284/Umarizeira
25,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 153
Orós – Entr. CE 282/Lima Campos
20,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 060
Barbalha – Caldas – Jardim
40,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 386
Crato – Farias Brito
43,0
Projeto Engenharia em Execução
CE 292
Crato – Nova Olinda
42,0
Projeto Engenharia em Execução
– 3. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL, com custo de US$ 3,400,000.00.
No Programa Rodoviário CEARÁ I e II, concluídos em 1996 e 2005, respectivamente, foram incluídas atividades de treinamento e assistência técnica que permitiram ao DER melhorar sua capacidade de planejamento, implantar um sistema de gerência de pavimentos e informatizar grande parte de suas unidades técnicas e administrativas. No Programa CEARÁ III, serão aperfeiçoados os sistemas já instalados, ampliando-se a capacitação em áreas específicas, consistindo na Modernização Implantação do Sistema Integrado de Gestão da Manutenção – SIGMA, na Gestão Ambiental da Célula de Gerenciamento Ambiental do DER e na elaboração do Plano Diretor Rodoviário do Estado.