Ceará III
7 de junho de 2011 - 13:34
PROGRAMA RODOVIÁRIO CEARÁ III
I – INTRODUÇÃO
O Programa Rodoviário do Estado do Ceará – CEARÁ III, se propõe a melhorar as deficiências da malha rodoviária estadual não pavimentada e restaurar as rodovias pavimentadas, não incluídas no Programa CEARÁ II, obedecendo critérios de seleção exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
O custo total previsto no Programa CEARÁ III é de US$ 254.355 milhões, dos quais US$ 158.620 milhões são financiados pelo BID e US$ 95.735 milhões custeados com recursos do Governo do Estado do Ceará como contrapartida.
II – OBJETIVOS
Os objetivos gerais do Programa, fundamentam-se na execução de duplicação, pavimentação e restauração/reabilitação de Rodovias Estaduais, objetivando dotá-las de infra-estrutura viária, garantindo o escoamento da produção interna, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, promovendo a melhoria da integração rodoviária do Estado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável econômico e social do Estado.
III – DESCRIÇÃO DO PROGRAMA RODOVIÁRIO CEARÁ III
O Programa é dividido em 03 CATEGORIAS DE INVERSÃO, a saber:
– 1. ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO, com custo de US$ 17,600,000.00.
Consistindo de: Coordenação, Gerenciamento, Elaboração de Estudos e Projetos e na Auditoria Financeira do Programa. O Programa é implementado pela Unidade Gerenciadora do Programa – UGP, criada para este fim no âmbito do DER.
– 2. OBRAS CIVIS E SUPERVISÃO DE OBRAS, com custo de US$ 233,355,000.00.
Consiste na execução de pavimentação e restauração/reabilitação de rodovias estaduais.
– PAVIMENTAÇÃO DE RODOVIAS – Com custos previstos de US$ 51,051,000.00, a pavimentação de vias principais, tem como meta física original a execução de 146km, consistindo na pavimentação de vias originalmente de leito natural e/ou com revestimento primário, incluindo serviços de: terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, drenagem superficial e profunda, obras d’artes correntes e especiais (pontes), sinalização horizontal e vertical, recuperação das áreas de extração de materiais e medidas ambientais.
RODOVIA |
TRECHO |
EXT. |
SITUAÇÃO |
CE 329 |
Amanaiara – Reriutaba |
12,0 |
Concluída |
CE 445 |
Reriutaba – Pacujá |
27,0 |
Concluída |
CE 153 |
Banubuiu – Solonópole |
49,5 |
Concluída |
CE 168 |
Assunção – Itapajé |
19,0 |
Concluída |
CE 253 |
Paramoti – General Sampaio |
23,0 |
Concluída |
CE 257 |
Canindé – Aratuba / Pai João – Capistrano |
46,6 |
Concluída |
CE 138 |
Ererê – Pereiro |
14,0 |
Concluída |
CE 385 |
Caririaçu – Quitaius – Entrº BR 230 |
46,1 |
Concluída |
CE 153 |
Solonópole – Nova Floresta – Orós |
68,0 |
Concluída |
– RESTAURAÇÃO/REABILITAÇÃO DE RODOVIAS – A restauração de vias pavimentadas, tem como meta física original a execução de 600km, com custo previsto de US$ 124,785,000.00, consistindo na restauração de trechos pavimentados. Os serviços executados compõem-se de: reforço e/ou execução de nova base, pavimentação asfáltico, drenagem superficial e profunda, restauração de obras d’arte correntes e especiais, na sinalização horizontal e vertical, e a implantação de medidas de proteção ambiental.
RODOVIA |
TRECHO |
EXT. |
SITUAÇÃO |
CE 065 |
Cruz – Mulungú – Aratuba – Pai João |
37,0 |
Concluída |
CE 176 |
Assaré – Antonina do Norte |
21,0 |
Concluída |
CE 371 |
Entr. BR 116 – Palhano |
10,0 |
Concluída |
CE 162 |
Entr. BR 020 – Paramoti |
13,0 |
Concluída |
CE 163 |
Mombaça – São Gonçalo do Umari |
29,0 |
Concluída |
CE 166 |
Entr. CE 060/Zorra – Piquet Carneiro |
18,0 |
Concluída |
CE 085 |
Granja – Camocim |
23,0 |
Concluída |
CE 178 |
Entr. BR 222 – Santana do Acaraú |
33,0 |
Concluída |
CE 240 |
Meruoca – Massapê |
20,0 |
Concluída |
CE 364 |
Entr. BR 222/Aprazível – Coreaú |
27,0 |
Concluída |
CE 187 |
Entrº BR-226 (Crateús) – Novo Oriente |
47,0 |
Concluída |
CE 060 |
Entr. CE 284/Umarizeira – Várzea Alegre |
33,0 |
Concluída |
CE 375 |
Quixelô – Entr. CE 060 |
16,0 |
Concluída |
BR 226 |
Entr. BR 116 – Pereiro |
27,0 |
Concluída |
CE 166 |
Santana do Cariri – Nova Olinda |
14,0 |
Concluída |
CE 168 |
Pedra Branca – Boa Viagem |
43,0 |
Concluída |
CE 168 |
Itapipoca – Assunção |
21,0 |
Concluída |
CE 065 |
Maranguape – Lad.Grande – Palmácia |
44,0 |
Concluída |
CE 060 |
Entr. CE 456 – Quixadá |
18,0 |
Concluída |
CE 354 |
Chorozinho – Barreira – Acarape |
30,0 |
Concluída |
CE 265 |
Entr° BR 116 – Morada Nova |
24,0 |
Concluída |
CE 176 |
Santa Quitéria – Morro Redondo |
53,0 |
Concluída |
CE 364 |
Coreaú – Campanário |
25,0 |
Concluída |
CE 364 |
Campanário – Entr. CE 311/Granja |
28,0 |
Concluída |
CE 187 |
Entrº CE-329 (Ipú) – Entr. CE 189/Ipueiras |
25,0 |
Concluída |
CE 226 |
Tamboril – Sucesso |
28,0 |
Concluída |
CE 060 |
Iguatú – Entr. CE 284/Umarizeira |
25,0 |
Concluída |
CE 153 |
Orós – Entr. CE 282/Lima Campos |
20,0 |
Concluída |
CE 386 |
Crato – Farias Brito |
43,0 |
Concluída |
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– 3. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL, com custo de US$ 3,400,000.00.
No Programa Rodoviário CEARÁ I e II, concluídos em 1996 e 2005, respectivamente, foram incluídas atividades de treinamento e assistência técnica que permitiram ao DER melhorar sua capacidade de planejamento, implantar um sistema de gerência de pavimentos e informatizar grande parte de suas unidades técnicas e administrativas. No Programa CEARÁ III, foram aperfeiçoados os sistemas já instalados, ampliando-se a capacitação em áreas específicas, consistindo na Gestão Ambiental da Célula de Gerenciamento Ambiental do DER e na elaboração do Plano Diretor Rodoviário do Estado, que se encontra com 95% executado.