Governador inaugura Escola Profissional de Lavras da Mangabeira

13 de junho de 2011 - 13:56

Governador inaugura Escola Profissional de Lavras da Mangabeira

 

Depois de mais de uma década de portas fechadas, a antiga escola agrícola de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, voltará a funcionar. A inauguração será neste sábado, dia 11, às 15h30min, com as presenças do governador Cid Gomes e da secretária Izolda Cela. O prédio foi totalmente reformado pelo Governo do Estado que preservou o projeto original construído nos anos 50. Agora, a unidade passa a ter o nome de Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima.  Foram investidos R$ 7,6 milhões provenientes do Tesouro Estadual.

Com capacidade para 405 alunos, a escola de número 72 da rede de educação profissional cearense passou por um processo de modernização no que se refere aos equipamentos e mobiliários, além da construção de novas áreas. A adequação visa à oferta dos cursos de aquicultura, agrimensura e agropecuária. Assim, os alunos farão o Ensino Médio enquanto se preparam para ter uma profissão numa estrutura de qualidade.

Os estudantes que residem em outros municípios da região poderão permanecer na unidade de ensino que está localizada numa propriedade de 351 hectares. A escola conta com nove salas de aula, laboratórios de Física, Química, Matemática e Informática, auditório, biblioteca, refeitório, alojamentos para os alunos, casa dos professores, além de lavanderia coletiva. Haverá também espaço para colocar em prática as atividades ligadas à agricultura, pesca e pecuária, como aprisco, pocilga, unidade leiteira, casa do mel, aviário, estábulo, curral bovino, galpão de marcenaria, açudes, entre outros.

A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Criada em 2008, a rede estadual de educação profissional tem agora 72 unidades implantadas em todo o Estado, onde estão matriculados 28 mil jovens. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho.