Juazeiro do Norte recebe sua quarta Escola de Educação Profissional

16 de junho de 2011 - 10:58

Juazeiro do Norte recebe sua quarta Escola de Educação Profissional

 

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, inauguram nesta quinta-feira (16), às 19 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte, região do Cariri. Essa é a 73º  escola entregue pelo Governo Estadual que oferta, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um curso técnico. Com capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral (das 7 às 17 horas), a unidade recebeu investimentos do Tesouro do Estado e do Ministério da Educação (MEC), no valor de R$ 8,9 milhões.

A EEEP Raimundo Saraiva Coelho é também a quarta escola de educação profissional a fazer parte da 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede). Três delas estão sediadas em Juazeiro do Norte e uma no município de Barbalha. Na EEEP Raimundo Saraiva, os alunos poderão optar entre os cursos de Agrimensura, Edificações, Desenho da Construção Civil e Design de Interiores. Para a oferta em cada município, a Secretaria da Educação(Seduc) considera a vocação econômica da região.

O espaço construído é de 4,5 mil metros quadrado com 12 salas de aulas, auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Estudantes e professores terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade contará também com um ginásio poliesportivo e um teatro de arena.

A construção da EEEP Raimundo Saraiva Coelho segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Escolas Estaduais de Educação Profissional

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas, pelo Governo do Estado, em 2008, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. A ideia é ofertar ao jovem cearense uma habilitação profissional técnica e uma vivência de cidadania, além do protagonismo juvenil. Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado.

A rede estadual cearense passa a contar agora com 73 unidades na Capital e no Interior, com o atendimento de 28 mil jovens. Estão estruturadas em 45 cursos técnicos com três anos de duração. Os alunos fazem três refeições diárias, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação. As EEEPs contam ainda com um ônibus com capacidade para 32 pessoas, o que contribui para fortalecimento das ações pedagógicas.

Serviço:

Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho
Data: 16/06/2011
Horário: 19 horas
Endereço: avenida Paulo Maia, s/n – bairro São José
Município: Juazeiro do Norte

 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)