73ª Escola Estadual de Educação Profissional é inaugurada em Juazeiro do Norte

17 de junho de 2011 - 13:34

O município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, recebeu nesta quinta-feira (16), a visita do governador Cid Gomes, que entregou para a população, a Escola Estadual de Educação Profissional, a 73ª inaugurada no Interior do Estado. A inauguração da EEEP Raimundo Saraiva Coelho vai possibilitar que 540 alunos da região recebam, em tempo integral, um aperfeiçoamento técnico-pedagógico. A solenidade tembém contou com a participação dos secretários Izolda Cela (Educação) e Camilo Santana (Cidades), além do prefeito de Juazeiro, Dr. Santana, e dos deputados federais Manoel Salviano, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo.

A nova escola segue o padrão das demais EEEPs do Estado, com uma estrutura de auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, quadra poliesportiva, teatro de arena, refeitório, 12 salas de aula, biblioteca e ampla área de jardim. Respeitando a predominância vocacional econômica da região, serão ofertados cursos voltados às áreas de Agrimensura, Edificações, Construção Civil e Design de Interiores.

Para o governador Cid Gomes, a região onde foi instalado o equipamento educacional merece maior atenção, por tratar-se de um polo econômico propenso ao crescimento. Ainda segundo o chefe do Executivo no Estado, existe uma demanda de mão-de-obra no mercado que precisa ser suprida. “Esta escola faz parte de um projeto do Governo, que visa preparar o nosso jovem para as vagas ofertadas pelo mercado. Acontece que a mão-de-obra especializada está em falta”, comentou. Cid Gomes apontou o interesse do Governo do Estado em ofertar escolas profissionalizantes para os municípios com população superior a 25 mil habitantes. “Até 2014 esperamos estar com um montante de 140 escolas profissionalizantes, o que virá a beneficiar cerca de 40 mil estudantes do Ceará”, concluiu.

A escola profissionalizante de Juazeiro do Norte oferta ensino em tempo integral (07h às 17h), com três refeições diárias e ônibus para condução de 32 alunos. Para a sua construção foram investidos R$ 8,9 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e Ministério da Educação.

A estudante Larissa Elpídeo, de 14 anos, interessada em Design de Interiores, se mostra otimista com a chegada da nova escola na sua cidade. “Acho muito bom a instalação de uma escola desse porte aqui em Juazeiro. A minha expectativa é sair da daqui já com um emprego garantido”, aposta.

 

Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)