Cid Gomes inaugura novo Parque de Exposições da Região Norte

27 de junho de 2011 - 13:34

Uma visita do governador Cid Gomes marcou neste domingo (26), a inauguração do novo Parque de Exposições da Região Norte, no município de Sobral, na Região Norte. A data, também marcou a abertura da 49ª Exponorte, maior feira agropecuária daquela região, que segue até o próximo dia 3 de julho.

O Governador, que chegou acompanhado do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, visitou os standes onde são comercializados produtos da agricultura familiar, a arena de leilões, além dos galpões com baias de exposição. Lá, são oito galpões para exposição de bovinos, oito para caprinos e um galpão para equinos. Em seguida, Cid se juntou a população para saborear a gastronomia local.

No local, também está sendo construídos um centro de eventos, área para vaquejada, pesque-pague, consultório, centro de apoio, currais, fazendinha, guaritas e pavimentação externa. Os investimentos no novo Parque de Exposições são de R$ 17,5 milhões. “É um investimento que colocará a Região Norte do Ceará como um importante polo de atração de eventos”, afirmou o Governador, que emendou: “a Exponorte, vem crescendo ano a ano e a partir de agora poderá se expandir ainda mais”, disse.

Ainda de acordo com Cid Gomes, a Região Norte tem uma tradição pecuária e mais do que fomentar a agricultura e pecuária, o espaço dará oportunidade para que os produtos e as criações sejam apresentadas. “O apogeu na pecuária aqui, um boi custava o que se gastava para mantê-lo acrescido a uma margem de lucro e hoje nós sabemos que o preço de um boi, tem que ser competitivo com o boi criado no Tocantins, por exemplo”, explica. Cid defende que a região se volte para a pecuária leiteira e para a melhoria de padrão genético. “Esse espaço é para incentivar o produto, aqueles que já trabalham gado de raça puderem mostrar seu produto e os que não trabalham ainda puderem ver a diferença que faz se criara um gado com características genéticas diferenciadas”, afirma.

O governador também lembrou que permanece com a mesma disposição de construir um novo Parque de Exposições do Cariri, no município do Crato, segundo ele pelos mesmos motivos que o levaram a fazer em Sobral. “A cidade envolveu a área e um parque de exposições precisa de muito espaço disponível, acesso, etc. Continuo com a mesma disposição. Na hora que virar um consenso, nós faremos”,  reafirmou.

Para a inauguração do novo Parque de Exposições foram a Sobral, o vice governador Domingos Filho; os secretários estaduais Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Arialdo Pinho (Casa Civil); o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio, os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Edísio Pacheco, Hermínio Rezende, Professor Teodoro, Manuel Duca, além de autoridades ligadas ao agronegócio no Ceará.

 

27.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)