Comunicado: Seinfra, Sesporte e Secopa

28 de julho de 2011 - 11:07

A Secretaria da Infraestrutura, a Secretaria do Esporte e a Secretaria Especial da Copa 2014 vêm a público esclarecer que atualmente o estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão – está sendo reformado e modernizado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.  As obras obedecem ao caderno de orientações e encargos da FIFA/LOC.

Entre essas orientações está a padronização do gramado para as partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o que obrigou a remoção da grama. Ressalta-se que a reforma do gramado do Castelão, ocorrida em 2009, viabilizou a realização de torneios estaduais e nacionais de futebol naquele estádio nos anos de 2010 e 2011: Campeonato Cearense, Copa Fares Lopes, Campeonato Brasileiro – séries A, B e C – , Campeonato do Nordeste e Copa do Brasil. Destacamos  que o Castelão recebeu 1.233.340 torcedores cearenses e brasileiros, tendo, inclusive, a segunda melhor média de público do Campeonato Brasileiro Série A em 2010.

Com o avanço das obras do estádio, foi necessária a remoção do gramado. Foram feitos diversos contatos com prefeituras e estádios do Interior para realizar a doação, mas os custos da remoção, transporte e replantio inviabilizaram o processo. Dessa maneira, foi encontrada uma solução interna para o reaproveitamento da grama, possibilitando o replantio da mesma da seguinte maneira:

– 60% na Academia Estadual de Segurança Pública;

– 25% na Procuradoria Geral do Estado.

Finalmente,  vale destacar que a obra do Castelão é referência nacional por reutilizar grande parte do material e estrutura removidos e ainda por ter o menor custo por assento. Atualmente, a reforma está com aproximadamente 29% executada, sendo a conclusão prevista para dezembro 2012,  o que deixa o Castelão apto a sediar a Copa das Confederações em 2013.

 

Fortaleza, 28 de julho de 2011.

Secretaria da Infraestrutura

Secretaria do Esporte

Secretaria Especial da Copa 2014