Presidente da Aprece elogia Proestradas

2 de setembro de 2011 - 17:06

Ao longo de cem dias, o programa conseguiu devolver às rodovias cearenses em boas condições de uso.

A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, analisou positivamente o Programa de Restauração das Estradas do Ceará (Proestradas 2011). Para Eliene, a “reforma de nossas estradas, por onde passam diariamente milhares de cearenses, facilita e muito o deslocamento das pessoas, bem como o transporte de mercadorias, contribuindo não só para o conforto dos que transitam como para o desenvolvimento da economia”, destacou.
Os gestores de vários municípios cearenses comentaram para a presidente da Aprece a melhoria significativa das rodovias estaduais com o programa. “Podemos citar, ainda, o impacto no transporte da produção dos nossos municípios, uma vez que o modal rodoviário constitui ainda no Brasil e no Ceará o principal meio de transporte de mercadorias. Estradas em bom estado facilitam o transporte de nossos produtos, o que acaba afetando diretamente o preço do frete, trazendo benefício para produtores e consumidores”, diz Eliene, que é prefeita do município de General Sampaio.

Cem Dias

No dia 31 o Proestradas 2011 completou 100 dias, positivando o compromisso assumido em maio, pelo governador Cid Gomes, o secretário Adail Fontenele, da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), e o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, de   deixar a malha rodoviária cearense em boas condições de uso. As vias foram danificadas pelas chuvas da última quadra invernosa e pelo tráfego excessivo de caminhões pesados, que desviam suas rotas devido às condições ruins das rodovias federais.

Dentre os serviços concluídos o Programa já  entregou as melhorias no trecho entroncamento CE-166/375 com a CE-168 (Jucás), bem como os realizados na CE-085 no entrocamento com a CE-153 – entroncamento com a CE- 423 (São Gonçalo do Amarante), uma das principais vias de acesso ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o entrocamento da BR-122/CE-292(Juazeiro do Norte) – entrocamento CE-293 em Barbalha, entre outros.

O ProEstradas 2011 consta de três etapas: a primeira etapa recebeu recursos da ordem de R$ 10,8 milhões e é destinada à manutenção da trafegabilidade, constando de operação tapa-buraco, roço mecanizado e pinturas. O segundo momento é voltado para a recuperação da rede viária, com serviços mais complexos, como drenagens, recapeamentos e reconstrução de trechos maiores. Para esta fase, serão aplicados R$ 73,7 milhões.  A terceira etapa, esta sem nenhum erário para os cofres estaduais, refere-se à correção de 13 trechos rodoviários concluídos há alguns meses e que sofreram algum tipo de dano.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65