Centro de Eventos: Cid Gomes e Ministro do Turismo visitam obras nessa sexta-feira (4)

3 de novembro de 2011 - 16:49

O governador Cid Gomes, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o secretário do Turismo, Bismarck Maia, visitam nesta sexta-feira (4), às 9 horas, as obras de construção do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Em seguida, a comitiva fará um sobrevoo pela CE-040 e o aeroporto de Aracati. Essa será a primeira vez que o ministro do Turismo visita o Ceará desde a sua posse, ocorrida em setembro passado.

Atualmente, o CEC tem cerca de 90% das obras físicas concluídas, empregando mais de 1.200 funcionários. A construção do equipamento, iniciada em agosto de 2009. Orçado em R$ 437,5 milhões, o CEC  é o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento e possui projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada terá as cores e as formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.

Ao todo, são 176 mil m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. Após construído, o novo centro de eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento.

Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

Complementar às obras do Centro de Eventos do Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos. Orçadas em R$ 94.662.962,62, a construção destes túneis já se encontra com cerca de 75% das obras executadas.

 

Assessoria de Imprensa na Setur
Carmem Inês