Primeira etapa do aeroporto de Jeri está 80% concluída

9 de novembro de 2011 - 16:17

Com vistas à interiorização do turismo e seguindo uma tendência nacional de promover o desenvolvimento da aviação regional, o Governo do Ceará tem investido maciçamente na construção e reforma de aeroporto pelo interior do Estado. A primeira etapa da obra, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi do Aeroporto de Jericoacoara encontra-se com aproximadamente 80% do projeto de terraplanagem concluído, o que permitirá em breve a execução das outras partes do projeto de construção como pavimentação, drenagem e balizamento noturno.

A obra está sendo realizada pelo consórcio CONTERN-SBS. A previsão é de que esta etapa seja entregue até o final do primeiro semestre de 2012. De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, o investimento da primeira fase de R$ 44 milhões tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo. Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros do centro de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.

Projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, o Aeroporto de Jericoacoara, com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Outros benefícios são a melhora da logística para escoamento da produção das regiões Norte e da Ibiapaba e o desafogamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, para não usar a capital como ponte para se chegar a mais famosa praia do Estado.

Outros aeroportos

Os aeroportos de Aracati e Camocim encontram-se em processo final de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Eles tiveram suas pistas de pouso e decolagem ampliadas. O de Aracati para 1.800m x 30m e o de Camocim para 1.200m x 30m. Foram construídos novos Terminais de Passageiros (TPS) assim como Seção Contra Incêndio (SECINC).

Esses dois equipamentos permitirão aos municípios incrementar ainda mais a economia da região e a vocação turística que lhe são peculiares.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788 / 5310