Aeroporto de Aracati incrementará o turismo no Litoral Leste

19 de dezembro de 2011 - 17:26

O Ceará contará a partir de 2012 com o aeroporto de Aracati para realizar voos regulares e, desafogando o Aeroporto Internacional Pinto Martins e tornando-se um importante fator de integração entre as regiões cearenses, contribuindo para o incremento do turismo interno, externo e de negócios. O novo equipamento esta com a pista de pouso e decolagens e o pátio de taxiamento de aeronaves prontos. O terminal de passageiros possui 97% das obras concluídas.

Recentemente, no final da primeira quinzena de dezembro, por solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento Estadual de Rodovias (DER) acompanhou um engenheiro e dois técnicos para realizar o teste de coeficiente de atrito. O objetivo é definir requisitos de atrito e de textura superficial para pavimentos de pistas de pouso e decolagem resistentes à derrapagem, e estabelecer procedimentos para o acompanhamento contínuo da evolução (monitoramento) de tais requisitos, visando À implementação de medidas preventivas e corretivas que assegurem às pistas níveis de atrito adequados às operações aéreas. De acordo com o assessor aeroportuário, Paulo Edson, a medição é feita com um equipamento chamado Mu-Meter, A UMA velocidade de 65 Km/h.

Paulo Edson ressalta que outro procedimento importante exigido pela ANAC é a macrotextura. O teste avalia a profundidade de textura superficial e a profundidade média do pavimento foi realizado pelos técnicos e será enviado um relatório para a Agência com todas as informações para haja a liberação do aeroporto de Aracati. Uma vez concluído, será o segundo maior do Estado. O equipamento dará uma nova dinâmica ao turismo do litoral Leste do Estado e apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe,Icapuí, Fortim e Canoa Quebrada, em Aracati.

Saiba mais

A equipe visitou também os aeroportos de Tauá e Crateús, onde foi realizada a medição do pavimento com o equipamento conhecido por FWD.

Assessoria de Comunicação do DER
Fone: (85) 3101-5788 / 5310
E-mail: ascom@der.ce.gov.br
Twitter: @der_ce