Indígenas de Gameleira, em Canindé, ganham nova escola

9 de fevereiro de 2012 - 17:30

A localidade de Gameleira, no município de Canindé, situado a 110 km de Fortaleza, receberá nesta sexta-feira (10),  às 17 horas, o novo prédio da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Expedito Oliveira Rocha. A obra contou com recursos do Governo Federal e do Tesouro Estadual no valor de R$ 559,3 mil. Durante a solenidade, a secretária Izolda Cela será representada pela coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação, Nohemy Ibanêz.

A unidade atenderá aos índios da etnia Kanindé e foi construída a partir do projeto arquitetônico elaborado para as escolas indígenas cearenses. O terreno onde foi construída tem área total de 3 mil metros quadrados, dos quais, 201,65 foram destinados ao prédio que dispõe de infraestrutura adequada à aprendizagem. Para atender à demanda local, a escola terá duas salas de aula, com capacidade para 270 alunos nos três turnos, dependência administrativa e espaços específicos para a prática de danças tradicionais, como o Torém. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que também fiscalizou a obra.

As aulas serão ministradas por professores indígenas da própria comunidade para assegurar que os costumes e as crenças locais sejam transmitidos às crianças e aos jovens. Além da liberdade para conduzir a área pedagógica, a escola terá autonomia financeira como unidade própria e específica do sistema estadual.

Ao construir escolas com um projeto exclusivo para os povos indígenas, o Governo do Estado tem como meta garantir educação, respeitando a cultura e a história das diversas etnias cearenses. Agora são 17 novos prédios escolares, nos últimos cinco anos.

Serviço:

Inauguração da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Expedito Oliveira  Rocha

Data: 10/02/2012 – Horário: 17 horas
Fazenda Gameleira, s/n – Canindé

09.02.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)