Governador Cid Gomes entrega Escolas de Educação Profissional em Paracuru e Icó

9 de março de 2012 - 19:35

Os jovens dos municípios de Paracuru, no Litoral Oeste, e Icó, no Centro -Sul,  terão mais possibilidades de preparação para o mundo do trabalho. Essa oportunidade chega às cidades com as Escolas Estaduais de Educação Profissional Professora Abigail Sampaio e Deputado José Walfrido Monteiro, respectivamente, que serão inauguradas pelo governador Cid Gomes, nos dias 12 e 13 de março. O investimento total nas duas unidades é de R$ 15,9 milhões. Oriundos dos Governos Federal e Estadual, os recursos foram aportados para construir, equipar e mobiliar as escolas.

Na segunda-feira (12), às 19 horas, em Paracuru, distante 84 quilômetros de Fortaleza, a comunidade local receberá a Escola Professora Abigail Sampaio, onde os estudantes vão cursar o Ensino Médio e um dos quatro cursos ofertados: enfermagem; fabricação mecânica; portos e segurança no Trabalho. Esta é a 81ª Escola de Educação de Educação Profissional inaugurada e contou com recursos exclusivos do Tesouro do Estado.

Em Icó, na terça-feira (13), às 19 horas, o Governo do Estado entregará a 82ª unidade com esse nível de ensino. Lá os alunos terão acesso aos cursos técnicos de aquicultura, agronegócios, agrimensura e mecânica, além do Ensino Médio.  A Escola Deputado José Walfrido Monteiro recebeu investimentos dos Governos Federal e Estadual.

Cada prédio funcionará numa área de 4,5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Cada uma das unidades tem capacidade para atender 540 alunos.

A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional começou em 2008, com 25 unidades. Durante o ano letivo de 2012, 95 unidades estarão em funcionamento,  atendendo em tempo integral, aproximadamente, 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração. Nessa modalidade de ensino, o estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica. A previsão é que até o fim de 2014, serão 140 unidades inauguradas.

Serviço: Inauguração de Escolas de Educação Profissional

EEEP Professora Abigail Sampaio – Data: 12/03/2012 – Horário: 19 horas
Endereço: avenida João Lopes Meireles s/n – bairro: Paracuru Beach

EEEP Deputado José Walfrido Monteiro – Data: 13/03/2012 – Horário: 19 horas
Endereço: rua Raimundo Ferreira Lima s/n – bairro: Conjunto Gama – Icó

09.03.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)