Jovens de Jaguaruana terão Escola de Educação Profissional

27 de março de 2012 - 18:27

Os estudantes do município de Jaguaruana, na região do Baixo Jaguaribe, passam a contar com a Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. A inauguração será nesta segunda-feira (26), às 19 horas, com a presença do governador Cid Gomes que entregará aos cearenses a 83ª unidade com essa modalidade de ensino. Foram investidos R$ 8,8 milhões, oriundos do Governo Federal e Tesouro do Estado, utilizados para construir, mobiliar e equipar a nova escola.

A unidade tem capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas,  em uma estrutura composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os alunos vão dispor de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena.

A Escola de Educação Profissional Francisca Rocha Silva ofertará o Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de tecelagem, comércio e cerâmica. Cada estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica. Para a definição dos cursos, a Secretaria da Educação (Seduc) considera a vocação econômica de cada região. A nova unidade integrará a 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), que já contava com quatro EEEPs nos municípios Aracati, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte sob sua abrangência.

O aluno Maurílio Kaique Barreto, matriculado no curso técnico de comércio diz que a escola vai prepará-lo não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.”Hoje eu sei que ter me apaixonado pelo projeto da Escola Profissional não foi em vão, pois ela me faz ver o mundo com outra perspectiva” – destaca o estudante.

A implantação do programa teve início em 2008, com 25 unidades. Em 2012, 95 Escolas Estaduais de Educação Profissional estarão em funcionamento, atendendo aproximadamente 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração. Até o final da atual gestão o Ceará terá um total de 140 EEEPs. As construções seguem o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Serviço: INAUGURAÇÃO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

83ª EEEP Francisca  Rocha Silva  – Data: 26/03/2012 – Horário: 19 horas