DAE ULTRAPASSA A FRONTEIRA DAS MIL OBRAS SOB SUA FISCALIZAÇÃO

23 de abril de 2012 - 11:47

O Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, entidade do Governo do Ceará (criado pela Lei Nº 14.824, de 25.01.2011), projeta, constrói, amplia, remodela e recupera prédios públicos estaduais, edificações de interesse social e equipamentos urbanos, e acaba de superar a barreira das mil obras de edificações sob sua fiscalização. São cerca de 678 obras já entregues à sociedade cearense e mais 526 obras em andamento, o que totaliza um investimento de R$ 3.191.013.994,35.

Como órgão fiscalizador das obras públicas estaduais, o DAE é responsável técnico direto por equipamentos estratégicos do Governo do Ceará como a reforma do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), a construção do Centro de Eventos do Ceará, a construção dos hospitais regionais do Cariri, Zona Norte (Sobral) e Sertão Central (Quixeramobim), a construção/reforma de dezenas de escolas públicas (inclusive a construção das profissionalizantes de Maracanaú, Beberibe, Eusébio, dentre outros municípios ), unidades dos Centros de Especialidade Odontológica (CEO), como os de Baturité, Itapipoca, Russas, Crateús, Crato, Brejo Santo, etc., e várias policlínicas (como a de Aracati, Icó, Iguatu, Campos Sales, Tauá, Pacajús, etc.).

Fazem parte, ainda, do elenco de obras de edificações sob a responsabilidade do DAE a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), unidades da SSPDS (delegacias e postos policiais), unidades da Secretaria da Justiça (presídios e casas de custódia), dentre outros equipamentos sociais.

À frente do órgão, encontra-se o engenheiro civil Francisco Quintino Vieira Neto. Ex-diretor do DNOCS e ex-Superintendente do DETRAN/CE e DER/CE, Quintino Vieira atua no ramo de engenharia desde 1985 e colaborou ainda como Secretário de Infraestrutura, do Desenvolvimento Rural e da Agricultura e Recursos Hídricos de Sobral durante as gestões do então Prefeito Cid Gomes.

Para atender às demandas de obras, sejam de construção, reforma ou avaliação de prédios públicos e terrenos para fins de desapropriação ou alienação pelo Estado, o DAE conta com 96 engenheiros – predominantemente egressos dos cursos de engenharia civil, e mais 21 arquitetos.

O andamento e a conclusão das obras em que o DAE figura como responsável técnico direto podem ser conferidos em sua página institucional (www.dae.ce.gov.br) ou nas redes sociais de que faz parte (facebook e twitter), com farta documentação e imagens.

Twitterhttps://twitter.com/#!/dae_ce

Facebook https://www.facebook.com/daece