Obras do Hospital Regional do Sertão Central começam nesta quarta-feira (09)

9 de maio de 2012 - 19:17

Na noite desta terça-feira (08), o Governo do Estado deu mais uma passo para tornar o Ceará referência nacional na assistência a saúde pública. O governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço para início das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central (HRSC), com sede em Quixeramobim. O HRSC é a terceira unidade de saúde construída no Interior pelo Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa). O Governo Estadual já inaugurou o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte e deve inaugurar em julho deste ano o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. “Estamos trabalhando para deixar o Estado com a maior e melhor rede de saúde do Brasil. Essa ordem de serviço foi assinada para que a obras comecem imediatamente, e em 16 meses vamos voltar a Quixeramobim para inaugurar o maior hospital de todo o Sertão Central”, destacou Cid Gomes.

Com investimento previsto de R$ 67,6 milhões em obras, a nova unidade de saúde contará com 252 leitos beneficiando mais de 612 mil habitantes. Destes, 15 leitos serão destinados para a emergência infantil, 30 leitos para a emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Ao todo, será atendida a população de Quixeramobim e mais 19 municípios (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá). “Com esse hospital Quixeramobim vai ser a cidade sede de saúde do Sertão Central”, ressaltou o Governador.

IMG_1886Além dos leitos de urgência e emergência, o HRSC contará com 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. Como destacou o secretário da Saúde, Arruda Bastos, o equipamento também vai garantir a assistência com mais qualidade a saúde da mulher, já que contará com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. “Isso vai garantir um redução na mortalidade infantil dessa macrorregião e que as mulheres sejam atendidas com mais qualidade”, garantiu o secretário.

Segundo a Secretaria da Saúde, o novo Hospital terá área construída de 19.505 metros quadrados. O HRSC terá perfil terciário – fará atendimento a casos de alta complexidade daquela macrorregião de saúde. Somados a esse equipamento, o Governo do Estado está construindo Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades de Pronto Atendimento – 24 horas (UPAs) regionais em Tauá, Quixadá e Canindé, que beneficiam diretamente essa Região. “Foi também determinação do Governador que todas a cidades que compõe essa região sejam atendidas pelo SAMU 192, antes mesmo da inauguração do novo hospital. Esse serviço é responsável pelo atendimento pré-hospitalar”, anunciou Arruda Bastos.

IMG_1842O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, agradeceu aos investimento que o município vem recebendo durante a gestão de Cid Gomes, e comparou a instalação do Hospital com grandes obras inauguradas no município. “Esse é momento histórico, daqui a 40 anos vamos ver o grande benefício que esse equipamento fará por nossa cidade e toda Região. Assim foi quando construíram  o Açude Cedro, a Barragem em Quixeramobim e rede ferroviária do município e a chegada do Polo Calçadista. Nesse ato, em nome da população, agradeço a seriedade e os feitos deste Governo”, destacou o Prefeito.

Estrada Quixeramobim-Madalena

Cid Gomes aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de um antigo pleito da população do Sertão Central, a estrada que liga os municípios de Quixeramobim a Madalena. O trecho que fica entre as CE-166 e CE-265, foi entregue a população nesta quinta-feira (08) com a presença do vice-governador Domingos Filho e do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Segundo Cid Gomes, essa nova estrada dá sequência a projeto de de interligar todas os municípios cearenses.

Com 53,8 quilômetros de rodovia, a estrada recebeu serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d’arte correntes e especiais, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação. Nessa obra o Governo do Estado investiu o montante de R$ 29.409.677,44, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Com obras como essa o o Ceará se aproxima. Estrada é algo favorável não só para segurança na trafegabilidade e no escoamento da produção, mas também à educação e à saúde”, exemplificou Cid Gomes.

Período de Estiagem

Ainda na solenidade em Quixeramobim, o Governador anunciou investimentos que o Governo do Estado, em parceria com o Governado Federal, está fazendo para amenizar os efeitos da estiagem no Ceará. As chuvas esse ano já está reduzida em mais da metade se comparada ao ano de 2011 (57%) e por isso estão sendo adotadas medidas que beneficiam diretamente os pequenos e médios produtores rurais. Entre as ações, o Governador destacou a liberação do Garantia Safra e o Bolsa Estiagem. Segundo o Governador, também serão construídas 1.500 sistemas de abastecimento de água. “Nenhuma cidade cearense ficará sem ser atendida por um ponto de água, seja um sistema de abastecimento ou cisterna”, destacou Cid.

Prestigiaram a solenidade o vice-Governador, Domingos Filho, os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda), Adail Fontenele (Infraestrutura), o superintendente do Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), Quintino Vieira, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; os deputados Cirilo Pimenta e Lula Morais; o ex-deputado Rômulo Fortes, prefeitos e autoridades da Região.

09.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)