88ª Escola de Educação Profissional será entregue em Parambu nesta terça-feira (29)

29 de maio de 2012 - 13:13

Os moradores de Parambu, município localizado na região dos Inhamuns, receberá nesta terça-feira (29), às 19 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Filomeno Noronha. A inauguração contará com as presenças do governador Cid Gomes e da secretária Izolda Cela. Será a 88ª unidade com esse nível de ensino entregue à sociedade cearense. Para construir, mobiliar e equipar a nova escola, foram investidos R$ 8,6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

A nova EEEP ofertará, em três anos, o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, onde o aluno terá quatro opções de cursos técnicos: Agronegócio, Comércio, Redes de Computadores e Secretaria Escolar. Essa escolha levou em consideração a vocação econômica da região onde a unidade está localizada. No terceiro ano,  o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado.

O prédio tem capacidade para atender até 540 estudantes em tempo integral, das 7 às 17 horas, diariamente. A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Dispõe também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A obra foi construída no padrão MEC e supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A Escola de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha ficará sob a abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Tauá, onde também está localizada a EEEP Monsenhor Odorico Andrade.

Para a professora de Língua Portuguesa, Anne Kelly Castro de Amorim Nogueira, a escola representa uma verdadeira revolução na educação do município. “A possibilidade de se fazer um curso profissionalizante diminui a migração dos jovens parambuenses para outros estados em busca de trabalho. Muitos nem chegavam a terminar o Ensino Médio porque necessitavam ajudar a família financeiramente” – explica.

Em 2008, teve início a implantação da rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional  com 25 unidades. Esse ano, 95 EEEPs estarão em funcionamento com a matrícula de aproximadamente 31 mil jovens e até o final de 2014, serão 140 escolas com esse nível de ensino no Ceará.

Serviço:
Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha
Data: 29/05/2012 –  Horário: 19 horas
Endereço: avenida Salustrina Henrique da Silva, s/n – bairro Horácio Alves Noronha

28.05.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc