Aeroporto de Aracati é inaugurado com grande festa

6 de agosto de 2012 - 14:09

Em festiva solenidade realizada no último sábado (04/08), foi inaugurado o Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati. Localizado às margens da CE-040 e vizinho da Praia de Canoa Quebrada, o equipamento é capaz de receber aviões de grande porte. A expectativa é de que a iniciativa incremente o fluxo turístico para o litoral leste.

O aeroporto deve começar a operar com vôos comerciais até o fim do ano, quando será autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já nas próximas semanas, está prevista a implantação do Centro de Tecnologia da TAM.

A inauguração foi realizada pelo governador Cid Gomes, acompanhado do ministro e do secretário estadual do Turismo, respectivamente, Gastão Vieira e Bismark Maia. Também prestigiaram a solenidade o Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, Cláudio Nelson Brandão e o Superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Sérgio Azevedo, dentre outros convidados. O evento contou ainda com a participação do sanfoneiro e piloto Waldonys, show aéreo, lançamento de paraquedistas e dezenas de aeronaves – civis e militares..

Segundo o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, “O Estado do Ceará compreendeu e nos ensinou que sem aeroportos regionais é impossível se criar uma política de turismo para o Estado”.

Serão gerados aproximadamente 150 empregos diretos, priorizando a mão de obra local. Para o governador, Cid Gomes , “O Aeroporto não irá beneficiar somente o turismo, mas será um caminho para a saúde, em casos de emergência ele servirá de acesso “. O Aeroporto também irá viabilizar a exportação de produtos regionais, trazendo mais renda para a região.

Na obra foram investidos R$ 23.746.467,94 milhões, recurso oriundo do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. O equipamento possui moderno terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pista de pouso e contará com um centro de manutenção.

A obra do terminal de passageiros foi fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado – DAE, já a pista de decolagem teve o Departamento Estadual de Estradas -DER, como interveniente técnico.