Tribunal de Contas do Estado visita DAE para conhecer SIGDAE/MEDIÇÃO

14 de agosto de 2012 - 14:36

Na manhã desta terça-feira (14/08), o Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE recebeu a visita do Dr. Teni Cordeiro, Chefe da Coordenadoria Técnica e Dra. Liana Brandão, Diretora da 11ª Inspetoria de Controle Externo (responsável pelas obras de engenharia do Estado), ambos do Tribunal de Contas (TCE). A ocasião foi pautada na apresentação do Sistema Integrado de Gestão – SIGDAE desta Autarquia. 

O SIGDAE é o sistema informatizado composto por diversos módulos, como o de avaliação de desempenho de pessoal, ponto eletrônico, contratos, livro de ocorrências nas obras de edificações, entre outros. Entretanto, o carro-chefe é o módulo de medição, focado exclusivamente nas avaliações dos serviços executados pelas empreiteiras no canteiro de obras.

O SIGDAE conta ainda com a funcionalidade do Cronograma Físico-Financeiro, ferramenta que monitora o começo, o andamento e o fim de cada obra, gerenciando as possibilidades de atrasos e, sobretudo, acompanhando a execução física da mesma. O cronograma é uma exigência das Cortes de Contas do Estado e da União, bem como dos organismos de financiamento (BNDES, BID e BIRD). O Sistema gera ampla transparência das ações dos gestores públicos e se insere nos conceitos de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de18/11/2011).

A intenção do TCE é estabelecer um convênio com o DAE para monitorar a apresentação das medições de obras pelas empreiteiras e subsidiar aquela Corte de Contas em seu processo de fiscalização das secretarias e vinculadas.

 

 

 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO