Cid Gomes reinaugura o Teatro Carlos Câmara

5 de setembro de 2012 - 19:37

O Teatro Carlos Câmara foi reinaugurado nesta quarta-feira (05/09), às 9h30min, após reforma, ampliação, aquisição de novos equipamentos e construção de praça e áreas de convivência. Agora com acesso direto para a rua Senador Pompeu, o Teatro, que estava desativado desde 1995, retoma suas atividades completamente reformulado.

O projeto arquitetônico favorece a acessibilidade para pessoas portadoras de dificuldades de locomoção com elevador, rampas, piso tátil, corrimões e sanitários adaptados. A quantidade de assen tos passou de 250 para 368, sendo 130 na parte superior, 234 na inferior e quatro lugares para cadeirantes.

Além da melhoria da caixa de espetáculos, o Carlos Câmara ganhou mais dois pisos, um para a administração do espaço e cabine de som e luz, e outro, com café, varanda e sala multimídia. O espaço conta também com um salão de exposições, bilheteria, praça e palco para apresentações ao ar livre. Além disso, foram redimensionados o camarim e o palco principal.

O equipamento contou com investimento de R$ 8.671.634,29, recursos oriundos do Tesouro do Estado e Banco do Nordeste, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur. A obra foi fiscalizada pelo Departamento de Aerquitetura e Engenharia do Estado – DAE.

Durante a solenidade, o Governador Cid Gomes anunciou uma série de ações, melhorias e medias, nos eixos de estrutura, administração e atuação na área de formação, para a cultura, entre estas a regulamentação, modernização, recuperação, adaptação, ampliação e reforma de equipamentos culturais (Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar,  Cine São Luis, Biblioteca Governador Menezes Pimentel, Arquivo Público, Museu da Imagem do Som, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Museu do Ceará, Centro Cultural Bom Jardim, Centro da Gravura – Casa de Castelo Branco, Memorial Cego Aderaldo (Quixadá), Museu Sacro São José de Ribamar (Aquiraz), criação do Centro de Cultura e Memória – Eng. João Felipe).

A ocasião contou ainda com as presenças do secretário do Turismo Bismarck Maia; do secretário da Cultura, Francisco Pinheiro; do novo presidente do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares; do superintendente do DAE, Cláudio Nelson; de diretores de equipamentos culturais e convidados.

Assessoria de Comunicação – DAE