Governo inaugura obra e assina ordens de serviço, em Tauá

6 de setembro de 2012 - 13:01

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (05/09), às 18 horas, a nova sede da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade – EEEP, em Tauá. Para construir, mobiliar e equipar a nova escola foram investidos R$ 8 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.

A unidade tem capacidade para atender até 540 estudantes e oferta cursos técnicos de administração, agropecuária, enfermagem e informática, em tempo integral. Em um período de três anos, o jovem faz o Ensino Médio e aprende uma profissão. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado. Mais de 200 alunos da Escola Monsenhor Odorico já concluíram a educação básica desde que o programa foi iniciado, em 2008.

O novo espaço é composto de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Dispõe também de laboratórios tecnológicos, de línguas, informática, química, física, biologia e matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A obra foi construída no padrão MEC e supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura – Seinfra, por meio Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE.

A inauguração contou com as presenças do governador Cid Gomes; do secretário executivo da Secretaria da Educação – Seduc, Idilvan Alencar e do Superintendente do Departamento de Engenharia de Arquitetura, Cláudio Nelson, entre outras autoridades.

Na ocasião, Cid Gomes assinou ordens de serviço para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 h -UPA 24h, reforma e ampliação da unidade da Perícia Forense do Ceará – Pefoce, obras que serão fiscalizadas pelo DAE, e estrada de acesso ao aeroporto de Tauá.

Para a instalação da UPA 24h – porte I, em Tauá, serão investidos R$ 1.907.500,00 na obra e mais R$ 800.000,00 em equipamentos, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Na nova unidade a população receberá atendimento de urgência e emergência e terá acesso a serviços de raio X, laboratórios para exames e aparelho de eletrocardiograma.

Ainda neste semestre, Cid Gomes vai autorizar o início da construção de mais duas UPAs 24h, em Quixadá e Russas. Há outras oito UPAs 24 horas na Região Metropolitana de Fortaleza com as instalações prontas e sendo equipadas para inaugurações pelo Governo do Estado no Eusébio, Horizonte, Pecém – em São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, São Benedito, Aracoiaba, Canindé e Crateús.

Já à Pefoce contará com um investimento de R$ 726.900,00, oriundo do Tesouro do Estado e do Ministério da Justiça. A unidade, que beneficiará 262.543 habitantes da região, terá acessibilidade, sala de necropsia e de putrefato, câmara frigorífica, laboratório para análise, consultório ginecológico, sala criminalística, digitalização e identificação. O equipamento atenderá os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis, além de Tauá.

A obra da estrada de acesso ao aeroporto de Tauá será financiada pelo Tesouro do Estado e executada pelo Departamento Estadual de Rodovias – DER, com custo de R$ 2.765.222,73. A população de Tauá e da Região do Inhamuns poderão contar com 7,7 km de rodovia pavimentada. O trecho terá serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d’arte correntes, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação.

Assessoria de Comunicação – DAE