Arena Castelão é inaugurada em grande estilo

17 de dezembro de 2012 - 13:01

O Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão foi inaugurado, neste domingo (16), pela presidenta Dilma Rousseff e pelo governador Cid Gomes, acompanhados do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa. O Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, Quintino Vieira e o Superintendente Adjunto, Cláudio Nelson Brandão, prestigiaram a entrega oficial da Arena Castelão, obra fiscalizada pelo DAE, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura – Seinfra.

A festa de apresentação do Castelão incluiu visita pelo museu do futebol, camarotes e gramado, onde, com a bola que será usada na Copa das Confederações, a presidente Dilma deu o pontapé inicial da nova arena. “Recentemente estive em Londres, em um estádio, e quero dizer que o Castelão, em todos os sentidos, mostra para o Brasil que somos capazes de ganhar no campo e fora do campo. O Castelão mostra que o brasileiro é capaz de superar obstáculos e entregar uma obra desse tipo”, afirmou Dilma.

O estádio, para mais de 63 mil pessoas, é o primeiro inaugurado para receber a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “O povo cearense e o povo brasileiro dão um exemplo de que somos capazes de acolher o maior evento esportivo do mundo, com competência, dentro dos prazos e em uma obra que reúne a beleza da arquitetura e a modernidade do empreendimento”, destacou Aldo Rebelo.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo de saudação do presidente da FIFA, Joseph Blatter, reforçando a grandeza desse dia tão especial. “Embora eu não possa estar ai no Brasil, parabenizo a todos os envolvidos na reforma, ampliação e modernização do Castelão”, frisou. O governador não deixou de parabenizar todos os cearenses e, sobretudo, todos os que trabalharam na obra.”Quero deixar o meu agradecimento pessoal aos quase dois mil trabalhadores que estiveram trabalhando incansavelmente, para que a Arena Castelão ficasse pronta quatro meses antes do prazo estipulado”. Os presentes puderam conferir ainda uma grandiosa queima de fogos e show do compositor cearense Raimundo Fagner.

A obra da Arena Castelão envolveu recursos da ordem de R$ 518,6 milhões, com R$ 351,5 milhões de financiamento federal, que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. “Vale ressaltar que não só antecipamos a obra, também não fizemos nenhum valor adicional do valor que estava previsto inicialmente”, declarou Ferrucio Feitosa.

Também presentes na solenidade, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, dos Esportes, Aldo Rebelo, do TCU, Valmir Campelo e dos Portos, Leônidas Cristino, do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da Arena Castelão, Sívio Andrade, os deputados Federais Domingos Neto, Antônio Balhmann, Arnon Bezerra, Edson Silva, José Guimarães; os senadores José Pimentel, Inácio Arruda e Eunício Oliveira; o futuro prefeito de Fortaleza e presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; os governadores de Pernanbuco, Eduardo Campos, do Distrito Federal, Angelo Queiroz e Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, além de secretários de Estado e deputados estaduais.

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85)3487-8844