Governo do Estado investe em infraestrutura

30 de janeiro de 2013 - 17:53

O Governo do Estado do Ceará está transformando a infraestrutura dos equipamentos de saúde, educação, turismo e segurança. No início da Gestão do Governador Cid Gomes, em 2007, até hoje, entre obras em andamento e concluídas são 1.095, sendo investidos R$ 3.131.233.579,97. O Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará – DAE, órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA, é responsável pela fiscalização dessas obras.

Atualmente, estão sendo executadas 280 obras de edificações, com investimento de R$ 817.074.709,82. Como o Acquário Ceará; Escolas Profissionalizantes e de Ensino Médio, Quadras Poliesportivas, PEFOCE de Tauá, Policlínicas e UPA’s, o Hospital Regional de Quixeramobim, dentre outras. Além disso, consta no DAE 88 processos em licitação. Segundo o Superintendente do DAE, Quintino Vieira, “ na Diretoria de Arquitetura, no momento, está sendo analisado 355 projetos arquitetônicos, entre estes a restauração do Cine São Luiz, reforma do Arquivo Público, reforma do Museu do Ceará, a Defensoria Pública de Sobral, entre outros. Vale ressaltar que os projetos citados foram elaborados pelo DAE”.

Com a padronização dos equipamentos de edificações do governo o cidadão pode desfrutar da mesma infraestrutura em qualquer lugar do estado, seja na área urbana ou rural. Na educação os jovens cearenses já estudam em Escolas Profissionalizantes e de Ensino Médio; na saúde são Policlínicas, Centros Odontológicos, UPA’s e dois Hospitais nas Regiões Norte e Sul do Estado; o turismo possui um dos maiores e mais modernos Centros de Eventos da América Latina e o Aeroporto de Aracati; na segurança a PEFOCE (antigo IML) foi reformada e ampliada. Para as obras da copa a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ser inaugurado no Brasil.

Algumas obras em andamento

UPAs 24h

Local: Fortaleza/ Conjunto Ceará e José Walter

As instalações das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s 24 horas) do Conjunto Ceará e do Conjunto José Walter têm previsão de entrega em fevereiro. As unidade são construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde,

A unidade do Conjunto Ceará, UPA de porte II, fica na Rua 860 da terceira etapa e a do José Walter, UPA de porte III, fica na Avenida Presidente Costa e Silva, próximo ao prédio da Chesf. As UPA’s são classificadas de acordo com a população da região a ser coberta, as de porte II atende até 200 mil habitantes, com 4 médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Já a de porte III, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.

As UPA’s oferecem serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Além de atendimento para pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e recebe o primeiro socorro para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. As unidade têm ainda o funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ajudando a concretizar a rede de urgência e emergência do Estado.

Escola Profissionalizante

Local: Fortaleza/ Tancredo Neves

A Escola Estadual de Educação Profissional – EEEP, que está sendo construída na Av. Rogaciano Leite, no bairro Tancredo Neves, terá capacidade para atender até 540 estudantes em tempo integral. Para construir a nova escola, estão sendo investidos R$ 6.146.492,61, referentes à obra civil, equipamentos e mobiliários, oriundos do Tesouro Estadual.

A unidade ofertará o ensino médio tradicional e formação profissional técnica. No último ano do curso, será ofertado um estágio remunerado, que permitirá que os estudantes tenham experiência para entrar no mercado de trabalho.

Veja o gráfico, abaixo: