Cid Gomes inaugura a 89ª e 90ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante

25 de fevereiro de 2013 - 12:05

Santana do Acaraú, na região Norte, e Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, são mais dois municípios beneficiados com uma educação de qualidade. Nesta sexta-feira (22) o Governador inaugurou em cada uma das duas cidades a 89 e a 90 Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP), que vão garantir aos jovens a formação no ensino médio e num curso técnico simultaneamente. “Os jovens passam três anos na escola,  no período da manhã e a tarde eles tem aula de um curso técnico, que varia de acordo com cada região”, explicou Cid Gomes.

O ultimo ano de estudo, o jovem se prepara para o mercado de trabalho através do estágio. “Esse estagio é remunerado pelo Estado. Queremos com isso acabar com a historia de que falta experiência e oportunidade de trabalho. A noticia que temos é que a maioria desses jovens já ficam empregados nas empresas onde estagiaram”, destacou o Governador.

Na EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos, em Santana do Acaraú, os cursos técnicos ofertados são de Agroindústria, Desenho da Construção Civil, Eletrotécnica e Finanças. Já na EEEP Professor Juca Fontenelle, em Viçosa do Ceará, os estudantes podem optar pelos cursos de Contabilidade, Eletromecânica,  Fruticultura e Transações Imobiliárias. “Ao todo as escolas já estão ofertados 52 cursos”, lembrou o Governador.

Na construção e aquisição de equipamentos e mobílias das duas unidades o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, investiu o total nas de R$ 15,3 milhões. Cada prédio tem capacidade para 540 alunos e funcionará com 12 salas de aula, auditório com 201 lugares, biblioteca, dependências administrativas, ginásio poliesportivo e um teatro de arena. Os estudantes também vão contar com a estrutura de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática.

Para o Governador, essas escolas estão preparando os jovens para os grandes investimentos que o Ceará vem recebendo. “Não adianta trazer para o nosso Estado uma Siderúrgica, por exemplo, se não temos mão de obra capacitada aqui para trabalhar. Até o final dessa gestão devemos inaugurar 140 Escolas Profissionalizantes. Quando todas tiverem em funcionamento serão 60 mil jovens com uma formação”, finalizou Cid Gomes.

Acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, o Governador foi recebido pelos jovens com aplausos. O pai de um dos estudantes da EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos, também agradeceu a inauguração do equipamento em nome de todos os pais de estudantes da unidade em Santana do Acaraú.

Além do corpo docente das duas unidades educativas, prestigiaram as solenidades o presidente da Assembléia, Zezinho Albuquerque, o secretario estadual Evandro Leitão (STDS), os deputados Rogério Aguiar, Manoel Duca, João Ananias, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, além de prefeitos e autoridades das duas regiões.

23.02.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov / 85 3466.4898)

Assessoria de Comunicação – DAE