Infraestrutura: Secretário Adail Fontenele fala na Assembleia Legislativa sobre grandes obras do Ceará

4 de abril de 2013 - 17:06

O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, esteve nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa falando sobre as grandes obras tocadas pela pasta. A exposição foi feita atendendo convite do presidente da casa, deputado José Albuquerque (PSB). Adail Fontenele foi o segundo secretário a conversar com os deputados sobre as realizações, o primeiro foi Mauro Filho, da Secretaria da Fazenda. De acordo com o presidente da Assembleia, todos os demais gestores serão convidados a falar sobre os respectivos trabalhos pra o legislativo estadual. Além do secretário, participaram da exposição os gestores dos órgãos vinculados à Seinfra: Rômulo Fortes, presidente do Metrofor; Antônio Cambraia, presidente da Cegás; Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER; Igor Pontes, superintendente do Detran; Sílvio Campos, superintendente adjunto do Departamento de Arquitetura e Engenharia. O secretário falou sobre as principais obras em andamento ou já entregues no Ceará, destacando o Porto do Pecém, Metrofor, Arena Castelão, VLT, parque de energia eólica, infraestrutura de transporte, Transnordestina e distribuição de gás. Ele apresentou ainda o projeto para construção da Ponte Estaiada sob o Parque do Cocó, em Fortaleza.

Adail Fontenele iniciou sua fala destacando a importância do complexo portuário do Pecém, que “de forma muito eficiente, está com plano diretor posto em prática, por meio da instalação da companhia siderurgica, Zona de Processamento de Exportação, termelétrica e zona industrial razoável, com boa parte do espaço ocupada”. Ele acrescentou ainda que o porto está apenas a 50 km de Fortaleza, com estrutura de transporte ferroviário, correia transportadora, equipamentos de descarregamento de navio sem prejudicar o meio ambiente, “de fazer inveja a qualquer porto do mundo”. Sobre a ampliação, Fontenele explicou que “ela vai permitir o aumento da movimentação de contêineres, faturando por mês R$ 4 milhões. Antes era deficitário. De 100 mil contêineres transportados por ano podemos chegar a 750 mil contêineres, com a expansão”.

Outro ponto que o secretário frisou foi a malha metroferroviária de Fortaleza. Segundo ele o Metrofor foi recebido pela atual administração com deficiências graves, mas que com trabalho e empenho do Governo conseguiu render bons frutos. “A Linha Oeste foi remodelada, com apoio do Governo Federal, servindo a cidade de Caucaia. A Linha Sul, recompôs o escopo original, 8Km tinham sido retirados. Até o meio do ano, esta linha estará em operação comercial”, informou. De acordo com Fontenele, a Linha leste do metrô custará R$ 3,4 bilhões, com R$ 1 bilhão do Governo Federal e R$ 1 bilhão emprestado pela Caixa Econômica Federal e R$ 1,43 bilhão do Governo do Ceará. Serão 13 km de linha, submetidos a uma parceria público privada, a exemplo do Castelão.
O secretário falou ainda sobre o VLT Parangaba-Mucuripe, obra que faz parte da Matriz de responsabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014TM que foi atrasada, segundo ele, por conta do período eleitoral do ano passado. Ele disse que outro entrave foram as desapropriações, mas anunciou que o problema deve estar equacionado em breve, não atrapalhando ainda mais o andamento dos trabalhos.

Ponte estaiada

O assunto mais questionado pelos parlamentares foi a implantação do sistema de interseção viária, com a construção da Ponte Estaiada e Mirante de Fortaleza. O secretário explicou que esse empreendimento vai desafogar o trânsito da região que mais cresce em Fortaleza. De acordo com ele, a obra compreende a criação de novas vias e recuperação e duplicação da malha existente, com a possibilidade de se criar uma alternativa viária à CE 040 – avenida Washington Soares – com uma ligação paralela até a CE 025, conhecida como Avenida Maestro Lisboa. Outro ponto muito congestionado da região, que também será beneficiado com a implantação desse novo sistema, é a avenida Sebastião de Abreu. Para Fontenele, esse novo projeto chega para atender uma demanda que já existe, visto que há uma quantidade significativa de equipamentos importantes que precisam de vias de acesso eficientes. São centros comerciais, universidades, órgãos públicos e uma infinidade de empresas privadas que estão instaladas na região que será beneficiada com a instalação desse sistema de interseção viária, que será implementado através de gestão compartilhada por meio de uma Parceria Público-Privada, modelo que se mostrou melhor relação custo-benefício. O Governo do Estado do Ceará, mediante a Secretaria da Infraestrutura, quer contratar a obra até o mês de junho e prevê um prazo de conclusão dos trabalho de 16 meses.

O projeto da Ponte Estaiada já nasce com o propósito de respeito ao ecossistema do Rio Cocó. Esse tipo de projeto minimiza as interferências no meio ambiente desde a sua construção. Em seus 850 metros de extensão, a ponte será sustentada por cabos de aço e utilizará apenas dois pilares em forma da letra grega lambda (?) no trecho estaiado – que compreende 500 metros – evitando contato com o leito do rio. Além da beleza arquitetônica, Fortaleza ganhará uma alternativa viária segura, sustentável e que possibilitará a criação de novas linhas de transporte coletivo que vão atender aos bairros da região. As obras vão seguir todas as orientações propostas por relatórios de estudos de impactos ambientais, procurando implementar ações mitigadoras da interferência ao meio ambiente. Além disso, o projeto levou em conta a utilização de espaços de antigas salinas e que ainda não foram reocupados pela mata nativa.

 

Ainda faz parte do complexo, a instalação de um mirante na área próxima ao novo Centro de Eventos do Ceará. A construção terá 121 metros de altura, equivalente a um prédio de 23 andares, e se tornará um relevante ponto turístico, com restaurantes e pontos comerciais, além de passar a ser um ícone arquitetônico da cidade.

 

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