Dragão do Mar celebra seus 14 anos de aniversário com ínicio de reformas

14 de maio de 2013 - 17:00

O Dragão do Mar completou 14 anos com  incentivo à criação artística, difusão cultural e democratização do acesso à arte e à cultura e passará por uma grande reforma com duração total de nove meses e um valor total de 9.207.741,77. Ela será realizada de forma parcelada, para evitar o comprometimento da oferta de programação. Nessa primeira etapa, iniciada no dia 29 de abril, serão reestruturados o teatro, as duas salas de cinema e iniciados os projetos paisagístico e luminotécnico, orçados em R$ 1.000.000,00. A construtora Porto Ltda. foi a empresa vencedora da licitação, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para executar a obra, sob acompanhamento do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Ceará.

A obra recebe o acompanhamento dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Léon, autores do projeto original de todo o Dragão do Mar. Sem ter passado ainda por grandes mudanças, afora pequenas manutenções, o prédio será totalmente revitalizado para se adequar às novas necessidades e tecnologias. A recuperação vem atender a grande expectativa do público que já aguarda pelo retorno do cinema há mais de um ano. Segundo a estudante de Designer de Moda, Cássia Uchôa, “o cinema já era bom, por ser um espaço cultural fora de shoppings. Com a reforma, espero ir mais vezes e me surpreender com o novo áudio”

Segundo a diretora de Planejamento e Gestão, Maninha Morais, o processo de aquisição dos equipamentos do novo cinema, agora Cine Dragão do Mar, encontra-se em fase de orçamento. “Estamos cotando os equipamentos com as melhores empresas do ramo. Com isso, objetivamos estruturar os cinemas para ofertar ao público o que existe de mais moderno no mercado. Na sala maior, por exemplo, contaremos com um equipamento que não é comum nas salas de cinema daqui, a tela 4k, que oferece uma resolução superior à média. Isso nos possibilita receber uma maior variedade de tipos de mídia.”, afirma Maninha.

Todos os sistemas de sonorização e projeção serão substituídos por equipamentos digitais. As novas salas também terão a capacidade ampliada e contemplam um projeto de acessibilidade. A sala 01, que tinha 81 lugares, passará a ter 154 poltronas e a sala 02 passará de 115 para 215 lugares. Os espaços também poderão ser utilizados para atender outras demandas, como pequenos eventos e palestras. Além disso, os usuários terão mais conforto com os novos estofados e o aumento gradativo do nível das cadeiras, o que resguarda a visibilidade para quem está nas últimas fileiras. Os banheiros também serão totalmente reformados. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída em agosto.

Além da programação diversificada oferecida a todos os seus públicos, o Dragão do Mar encanta cearenses e turistas com o seu arrojado projeto arquitetônico, o que faz dele um dos principais pontos de visitação turística e um dos mais extensos centros de arte e cultura da América Latina.

Quem pensa na Praia de Iracema há 15 anos já tem dificuldade de imaginar a região sem a presença do complexo. Mais do que uma inovação estética, o CDMAC representou um novo momento para a cultura do Ceará, ao disponibilizar mais um espaço na cidade para expressões artísticas diversas e privilegiar os seus frequentadores com o melhor da arte e do entretenimento, o que hoje o consolida como um dos principais equipamentos culturais do Estado do Ceará.

 

Nova Curadoria

Com o objetivo de oferecer o que há de melhor também no que concerne à programação, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará, celebrou convênio com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para realizar a curadoria do Cine Dragão do Mar. Consolidada como uma instituição referência na administração de cinemas de arte no Brasil, a Fundaj ficará responsável por prestar assessorias técnicas e executar o treinamento da equipe operacional das salas.

 

Novos café e livraria

Outra novidade anunciada pelo presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, é a construção de um centro de convivência, em parceria com o Café Santa Clara, para aqueles que desejam tomar um bom café nas proximidades do cinema. Uma livraria será construída nas proximidades. “O Dragão foi pensado como também um espaço de sociabilidade”, afirma Linhares.

 

Porto de novos talentos

Também já está em reforma a antiga sede da Capitania dos Portos, local onde funcionará a Porto Iracema das Artes. A nova Escola resgata o projeto inicial do Dragão do Mar, pensado para ser não apenas um centro de difusão, mas também de criação e formação de profissionais para a indústria cultural. A partir da oferta de cursos básicos, técnicos, laboratórios e portos do conhecimento, o centro de formação promete aquecer este mercado, possibilitando o intercâmbio e a geração de processos criativos em campos culturais diversos (dramaturgia, audiovisual, artes visuais e multimídias, dança, música, artes cênicas, humor, artes e design e gestão cultural). Outra sede está sendo preparada para sediar o Centro de Narrativas Audiovisuais 15 anos (CENA-15), com laboratórios de criação e produção. O projeto prevê a reforma completa do prédio do antigo Alpendre, com respeito aos padrões de acessibilidade, construção de auditórios e salas de reunião.

 

14.05.2013

Assessoria de Imprensa do CDMAC

Luciana Vasconcelos ( imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625)