Governador assina ordem de serviço para construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste

14 de agosto de 2013 - 14:45

 

Quarta-feira (14), às 9 horas, foi realizada solenidade de assinatura de ordem de serviço do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE). O novo equipamento será construído em frente à Arena Castelão, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil.

O projeto contempla uma área de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída. O novo Centro permitirá a prática de 26 das 32 modalidades esportivas existentes nas Olimpíadas e prevê quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; salas para lutas; piscinas olímpicas e de salto ornamentais; pistas de atletismo, de skate e BMX; campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional para ginástica olímpica e lutas, com capacidade 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento). Também está previsto heliporto para duas aeronaves, camarotes, bares, salão multiuso, hotel, praça de alimentação, alojamento para até 248 atletas e sala tecnológica para transmissões .

O CFO-NE terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil, receberá recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15. A obra será fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Para o Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, o objetivo do Centro de Formação Olímpica do Nordeste é transformar o Estado em um celeiro de atletas de alto rendimento, visando, principalmente, os Jogos Olímpicos em 2016.

O evento reuniu o governador Cid Gomes; o vice-governador Domingos Filho; o vive-prefeito Gaudêncio Lucena, o secretário do Esporte, Gony Arruda; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; o secretário do Gabinete do Governador Danilo Serpa; o superintendente do DAE, Quintino Vieira e o superintendente adjunto Sílvio Gentil; a secretária da Educação, Izolda Cela, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, a assessora especial de prevenção às Drogas,, Socoro França, o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante, a ex-atleta do vôlei de praia e atual secretária de Esporte de Sobral, Shelda Behar, e representantes de várias confederações esportivas do Ceará.

 

 

Modalidades Esportivas:

Atletismo

Badminton

Basquete

Boxe

Ciclismo

Handbol

Esgrima

Futebol

Ginástica

Halterofilismo

Hoquei

Judô

Luta

Natação

Nado sincronizado

Pentatlo

Rugbi

Tênis

Taekwondo

Tênis de mesa

Tiro com arco

Triatlo

Vôleibol

Vôlei de praia

Polo aquático

Saltos ornamentais

 

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85)3487-8844