UPA 24h é inaugurada no Eusébio

10 de outubro de 2013 - 14:30

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguraram ontem (10) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Eusébio, que também vai beneficiar a população de Aquiraz.

Segundo Cid Gomes, unidades de saúde como as UPAs24 horas, ajudam a regular todo o sistema, porque desafogam outras unidades de saúde. Na nova UPA o governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde (MIS), investiu cerca de R$ 3,8 milhões em obras e aquisição de equipamentos.

A UPA do Eusébio é composta de 13 leitos e 150 profissionais, incluindo 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas para crianças e adultos, realizará atendimento de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, febre, convulsão, queda e fraturas não expostas, exames laboratoriais, raio x e eletrocardiograma. A unidade terá ainda o funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ajudando a concretizar a rede de urgência e emergência do Estado.

A Unidade de Pronto Atendimento faz parte do compromisso do governo do Estado em ampliar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência na capital e no interior. Outras duas UPAs 24h devem ser inauguradas na Região Metropolitana de Fortaleza. As unidades de Horizonte e São Gonçalo do Amarante estão em fase de aquisição de equipamentos. Outras nove unidades estão em fase final de instalações. São elas a de Canindé, São Benedito, Pentecoste, Aracoiaba, Crateús, Russas, Quixadá, Tauá e Juazeiro do Norte. As obras são fiscalizada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Participaram da solenidade o deputado federal João Ananias; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; os prefeitos do Eusébio e de Aquiraz, Júnior do Acilon e Fernando Guimarães, respectivamente; o superintendente, adjunto e diretor de engenharia do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, Sílvio Gentil e Artur Façanha, respectivamente; dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação – DAE

Carla Vieira / Daniela Negreiros (85) 3487-8844